Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de maio de 2011

QUANDO A IGNORÂNCIA É UM POSTO:Angela Merkel exige menos férias e aumento da idade para reforma em Portugal .



Parece que o costume de mandar bocas para o ar para agradar à populaça não é apenas apanágio dos comentadores e políticos portugueses.
A ignorância, a incompetência e a intolerância vão fazendo o seu caminho também entre os mais "responsáveis" líderes europeus.
A srª Merkel exige menos férias para os portugueses, mas ainda não reparou que na Alemanha, se o período legal de férias é de 20 dias úteis, na maior parte dos casos, por acordos de empresa, ele é de 30 dias úteis. Pergunto se, na maior parte das empresas portuguesas é assim ou não será pior?
Mas a ignorância da srª Merkel não se fica por aqui. Quer também o aumento da idade da reforma para os 67 anos. Esquece-se de duas coisas- primeiro que, na Alemanha, essa situação só se concretizará em 2029, data em que a idade da reforma em Portugal, apesar de legalmente ser aos 65 anos, na prática, através do famigerado factor de sustentabilidade, ultrapassará aquela idade para efeitos de penalização nas reformas antecipadas.
Numa coisa eu estou de acordo com a srª Merkel: é inconcebível que existam tantas diferenças entre países com a mesma moeda. É pena é que ela não tenha referido as diferenças salarias, de poder de compra, no pagamento de impostos, nas condições de trabalho, ou nas mais variadas regalias sociais, fortemente desfavoráveis a Portugal em comparação com a situação alemã.
Mas o que é preciso, à boa maneira da propaganda nazi, é arranjar bodes expiatórios para as dificuldades internas da srª Merkel, com recurso ao preconceito, à ignorância e à demagogia.
E já agora, não há por aí nenhum político da nossa praça que dê uma resposta à altura das bacoradas da infeliz senhora? ...e ninguém nos livra destes líderes europeus?

Sem comentários: