Victor Constâncio anda a passear o seu currículo pela Europa, na esperança de arranjar um emprego como vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).
Por mim, ele já estava contratado, pois aquilo que foi a sua actuação por cá encaixa perfeitamente naquela organização liderada pelo sr. Trichet.
Enquanto presidente do Banco de Portugal (BP) Constâncio conseguiu errar quase todas as previsões, não soube prevenir a crise, deixou-se enganar pela gente do BPP e do BPN, e por outros que a seu tempo se verá, garantiu uma situação de grandes privilégios para os anteriores e futuros responsáveis pelo BP.
Ao mesmo tempo sempre deixou escapar os recados para medidas financeiras que mais agradassem à política do centrão, dando espaço à especulação financeira e ao ataque social à produção e ao trabalho.
Nada que, a uma escala ainda maior, não tenha sido a política desenvolvida pelo senhor Trichet no BCE.
A ideologia económico-financeira de Constâncio encaixa-se perfeitamente na ideologia anti-social (eu diria mesmo mais…anti-europeia) do BCE.
Por isso a sua escolha está quase garantida.
Pela minha parte é um grande favor que faz ao país. Quanto à Europa, ela irá sobreviver à incompetência dessa gente. Estou mesmo a ver a Alemanha, a França ou a Grã-Bretanha a levarem a sério as habituais “bocas” do sr. Constâncio!!
É caso para dizer…Adeus “ó” vai-te embora….
Sem comentários:
Enviar um comentário