Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O tema musical do filme "José e Pilar", da autoria de Camané, foi pré-seleccionado para os Óscares.



Portugal continua a receber boas notícias da àrea da Cultura.
Desta vez é o anúncio da pré-seleçcão do tema oficial do filme "José e Pilar", "Já não estar", da autoria de Camané, para o Óscar.
A Notícia detalhada pode ser lida em  baixo:
“Fado de Camané pré-selecionado para os Óscares

Ana Sanlez, RTP, 20 dezembro '11
 
“O fado “Já não estar”, interpretado por Camané, é uma das 39 canções pré-selecionadas pela Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas para o Óscar de Melhor Canção Original. O tema faz parte da banda sonora do documentário “José e Pilar”, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, que foi a película escolhida para representar o cinema português nos prémios da Academia.

“Com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, o tema interpretado pelo fadista Camané integra o documentário "José e Pilar", que retrata dois anos da vida no Nobel português ao lado da jornalista espanhola Pilar del Río.

“Além do fado de Camané, a banda sonora de "José e Pilar" integra temas compostos por David Santos, conhecido no mundo artístico como noiserv, Pedro Gonçalves, Luís Cília, Adriana Calcanhoto, Paco Ibañez, Pedro Granato e Bruno Palazzo.

“Finalistas anunciados a 24 de janeiro
“Para determinar as cinco canções finalistas, os membros do júri irão visualizar, no dia 5 de janeiro, os excertos das películas que contenham o tema pré-selecionado, após a qual se seguirá o processo de votação. Para garantir a presença na lista final, os temas têm de uma pontuação mínima de 8,25 pontos, sendo que o número máximo de nomeações na categoria de Melhor Canção Original é de cinco.

“Os filmes com mais temas a concurso são "Os Marretas", com três canções nomeadas, o filme de animação "Rio", igualmente com três temas, e a coprodução indiano-árabe Dam 999, que também conquistou três pré-nomeações. Segundo as regras da Academia, um filme pode ter no máximo duas canções nomeadas.

“Os finalistas de cada categoria serão anunciados a 24 de janeiro e a 84ª cerimónia de entrega dos prémios da Academia terá lugar no dia 26 de fevereiro no Kodak Theater, em Los Angeles.

“O documentário português faz ainda parte da lista de 265 longas-metragens aceites pelo júri como possíveis nomeadas para o Óscar de "Melhor Filme", por cumprir requisitos essenciais como ter estreado em cinemas comerciais nos Estados Unidos e ter figurado durante pelo menos sete dias consecutivos em cartaz.

“Conquistas internacionais

“Poucas semanas depois de ter sido elevado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a canção portuguesa recebe outra importante distinção internacional.

"José e Pilar" esteve durante quatro meses em cartaz em Portugal, tendo levado cerca de 22 mil espetadores às salas de cinema, aos quais se acrescentam mais de 40 mil no Brasil.

“A película de Miguel Gonçalves Mendes já conquistou o Prémio do Público na Mostra de São Paulo e o Prémio do Público na Mostra Visões Sul. Recebeu ainda nomeações para Melhor Filme pelos prémios de autor da Sociedade Portuguesa de Autores e de Melhor Filme Documental pela Academia Brasileira de Cinema”.

Sem comentários: