Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Começa Hoje a Convenção de Lisboa "Auditoria Cidadã à Dívida Pública"



Para saberem melhor os objectivos dessa iniciativa, aqui ficam algumas informações, recomendando ainda a consulta ao site da organização (indicado em baixo):
“Na Convenção de Lisboa vamos debater e discutir em profundidade a Auditoria Cidadã à Dívida Pública. Como se organiza, que âmbito terá, quem a faz. Vamos mandatar a Comissão que a vai fazer e aprovar o seu documento fundador.
“Aproveitamos a presença em Lisboa de diversos economistas portugueses e estrangeiros, muitos dos quais estão ou estiveram envolvidos em processos de auditoria cidadã na Europa e na América do Sul, para explorar o que é a Auditoria, porque lhe chamamos Cidadã, porque deve fazer-se agora. Éric Toussaint, Costas Lapavitsas e Ana Benavente vêm desmistificar todo o discurso, que afinal só é novo na Europa: «é inevitável», «andámos a viver acima das nossas possibilidades», «agora temos que trabalhar a sério», «somos preguiçosos». Todos eles conhecem de cor estas frases mentirosas.
“Venha saber como se dá a volta à «inevitabilidade». Como é que aconteceu no Brasil, na Argentina, como está a acontecer agora na Grécia.
“ Quando somos chamados a pagar, temos direito a saber o quê, a quem, quais as condições, de que nos serviu a nós, população, esse dinheiro — e se não nos serviu, quem se serviu dele e porque estamos nós a pagá-lo? No debate de sexta-feira haver   espaço para as perguntas da plateia, para que todos possam perguntar o que quiserem. Fomos chamados a pagar, venham tirar as vossas dúvidas.
Programa da Convenção que  começa Hoje:
DIA 1 (sexta-feira, 16) – Cinema S. Jorge - Av. da Liberdade, nº 175, Lisboa (estação do metro Avenida)
21h00 – Debate público: “O que é a Auditoria Cidadã à Divida?”.
Convidados: Costas Lapavitsas, Éric Toussain
Moderadora. Ana Benavente
DIA 2 (sábado, 17) – Cinema S. Jorge - Av. da Liberdade, nº 175, Lisboa (estação do metro Avenida)
09h30 – Recepção de inscrições
10h00 – Leitura do regulamento da convenção (métodos de discussão e votação) e do programa.
10h30 – Apresentação da proposta de resolução para uma iniciativa de auditoria cidadã. (Os participantes poderão propor alterações por escrito ao documento até à hora de almoço).
11h00 – Apresentação da proposta de comissão de auditoria pelos membros da IAC.
12h00 – Apresentação dos aspectos gerais da dívida pública portuguesa. (Pelo grupo técnico).
13h00 – Pausa para almoço.
14h30 – Discussão da proposta de resolução e alterações submetidas. (Os participantes terão oportunidade de intervir.) O grupo de redacção apresentará as propostas escritas e indicará quais foram incluídas no documento.Este período contará com intervenções de membros da IAC e dos convidados internacionais.  Votação da proposta e dos membros da comissão.
17h30 – Conversa com a Imprensa
Inscrições:
969457723
(Fernando Queirós)
Inscrições
A inscrição não tem qualquer custo e pode ser feita em
Como contribuir:
Tratando-se de uma iniciativa genuinamente cidadã, a IAC não conta com financiamentos públicos ou empresariais. Esta é a nossa (de todos) garantia de independência e transparência perante os cidadãos. Assim, é com o contributo dos mesmos cidadãos que poderemos financiar os custos inerentes à condução da auditoria.
“Solicitamos a todos os que consideram esta iniciativa imprescindível uma contribuição para a sua viabilização.
NIB: 0035 0416 00002721 130 30
IBAN: PT50 0035 0416 00002721 130 30

Sem comentários: