Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os "Senhores" 1%...

Segundo as notícias (aquelas que passam em nota de rodapé para ninguém ler…) o ministro das finanças autorizou que os administradores do Banco de Portugal (BdP) fossem aumentados nos seus salários em 1%.

Claro que esse aumento pouco vai pesar nas contas públicas pois abrange pouca gente. Contudo, tendo em conta as regalias e os ordenados dessa gente, 1% é um valor significativo.

A decisão é tanto mais discutível quanto: primeiro, deviam ser os mais privilegiados em termos salariais a dar o exemplo de contenção ; segundo, estamos perante uma instituição que é conhecida por passar a vida a recomendar contenção salarial (para os outros); terceiro, é a principal responsável, a nível nacional, pela grave crise financeira que nos atinge a todos.

A não ser que se queira premiar o desempenho. Mas que desempenho?: ter errado quase sempre as previsões? ; ter acordado tarde para a crise financeira? : não ter feito o que se exigia dela, que era o de fiscalizar os excessos da banca e que levaram o país para a bancarrota? .

Aguardo com curiosidade os comentários sobre este tema dos ex-ministros das finanças, dos banqueiros, dos economistas e dos comentadores de economia que todos os dias nos vêem apresentar como panaceia para a crise a redução dos salários (dos outros)…

1 comentário:

Anónimo disse...

mingussePois é caro amigo. Se esta (muita) gente tivesse UM pinguito de vergonha não tomavam esta actitude (os que decidem primeiro e os que aceitam depois). Vendo bem, se ganhares, por ex, 30.000 euros /mês (tão pouco?)1% são logo mais 300.
Este País nao tem conserto.
Eo pior são os bonus...pq foram mt bons. (nós tb mas ninguém nos liga)