Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de julho de 2010

A última esplendor de Harvey Pekar...

Faleceu ontem, na sua casa, em Cleveland, Harvey Pekar, autor da série de banda desenhada “American Splendor”.

Segundo divulgaram as agências noticiosas, o seu corpo foi encontrado pela esposa.

Pekar tinha 70 anos e sofria de várias doenças, como cancro na próstata, asma, hipertensão e depressão, uma situação bem ao nível das situações que caricaturava, de forma corrosiva, na sua obra.

Pekar começou a escrever comics em 1972, mas foi em 1976 que iniciou a série que o imortalizou, “American Splendor”, adaptada ao cinema em 2003, num filme com o mesmo título, da autoria de Shari Pringer Berman e Roberte Pulcini, que fez sensação no célebre festival alternativo de Soundance, onde ganhou o prémio para o melhor argumento adaptado.

A série “American Splendor” era autobiográfica. Pekar acreditava que a vida real podia ter tanto interesse como os tradicionais temas dos comics, cheios de seres fantásticos e imaginários.

Sem jeito para desenhar, Pekar contou com a colaboração de Robert Crumb, uma verdadeira lenda da BD alternativa, autor de Fritz the Cat e amigo pessoal do autor agora falecido.

Crumb foi só o primeiro de uma longa série de autores da BD alternativa norte-americana que desenharam a série “American Splendor”.

Na série escrita por Pekar apareciam como personagens pessoas reais que ele conhecia, descrevendo, de forma trágico-cómica e corrosiva, cenas das frustrações quotidianas do cidadão comum.

Um dos temas tratados na série foi a narração do seu próprio cancro, passado à BD com o título de “Our Cancer Year”, e que foi o álbum em que se baseou o filme.

Pekar era também um exímio apreciador de jazz, ao qual dedicava uma parte considerável da sua vida, com tanto empenho e entusiasmo como o que dedicava à sua série.

Escusado será dizer que a série “American Splendor” está totalmente inédita em Portugal.

O filme, pelo contrário, está disponível em DVD, e é de visionamento obrigatório pelos fãs da Banda Desenhada.

Sem comentários: