Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Piratas das Agências de Rating voltaram a atacar....

Os piratas e agiotas engravatado da Standard & Poor´s, regressaram das suas férias com um novo ataque ao bolso dos europeus, descendo o rating a vários países do Euro.
É muito provável que à custa dessa decisão muitas fortunas especulativas e novos milionários, que gravitam à volta das bolsas, se venham a afirmar ao longo desta semana
Portugal foi mesmo atirado para o lixo. Pergunto-me que credibilidade e seriedade existe numa agência financeira que tem uma classificação humilhante como essa para designar países….
Os patolas da União Europeia, cheios de medo dessa praga, voltaram a manifestar desorientação, alinhando na chantagem desses criminosos, ameaçando os cidadãos europeus com mais austeridade.
A srª Merkel, contentinha com o facto de a Alemanha manter o seu triplo A, acreditando que está incólume às consequências da ganância dessas agências, veio logo tentar a aproveitar-se da situação, ameaçando  a zona euro com a aceleração e endurecimento do “pacto orçamental”…ou seja…vem aí mais austeridade.
Contudo, não deixa de ser curioso que a justificação dada por aquela agência de pirataria financeira para descer o rating a vários países , teve a ver, segundo revelava o Público de ontem, “com o excesso de medidas de austeridade para eliminar os défices em detrimento de políticas de crescimento, de uma forma que, segundo a agência, reduz a procura e, consequentemente, as receitas fiscais, tornando ainda mais difícil reduzir os défices”. Mas não é isso que a esquerda e alguma direita lúcida andam a dizer há tanto tempo?.
Não deixa de ser curioso que os políticos que dominam a zona euro andem a aplicar medida de austeridade atrás de medida de austeridade, penalizando quem trabalha e quem produz, para acalmar essas agências de rating e que estas venham agora dizer que esse não é o caminho…Há aqui alguma coisa que está mal contada….e nós a pagar !

Sem comentários: