Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DIAS DO FIM DA EUROPA - 5 - ...A cimeira dos inúteis...


Mais  uma vez, o destino do euro, da Europa  e, principalmente, dos cidadãos europeus, foi adiado.
A única preocupação foi “acalmar os mercados” e “dar o ouro ao bandido”, isto é, adiar a recuperação económica das empresas produtivas, tirar direitos aos trabalhadores e dinheiro aos contribuintes europeus para salvar os responsáveis pela situação actual, o sistema financeiro e os seus agentes bancários.
Continuar a encher os bancos com dinheiro dos europeus, para pagar os juros especulativos dos mercados financeiros, para manter as regalias dos administradores dos bancos, e dos seus empregados na política, e premiar a ganância especulativa dos seus accionistas, garantindo-lhes os lucros depositados em paraísos fiscais, foi essa, no fundo a “grande decisão” da cimeira europeia da última madrugada, ao reforçar os fundos do Fundo de Estabilização e ao tomar medidas de “recapitalização” dos bancos.
Mais uma cimeira de inutilidades, para "apagar fogos" conjunturais, sem um rasgo de imaginação para pensar o futuro da Europa.
Para os Bancos e o sector financeiro, um “Plano Marshall”, para os cidadãos da Europa, a austeridade de um “Tratado de Versalhes”…

...isto vai acabar mesmo muito mal!

Sem comentários: