Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

As imagens da vergonha : Assalto ao Capitólio


Estamos habituados a ver imagens como as de ontem, no Capitólio, em países onde a democracia é uma caricatura.

Vimos cenas parecidas na Rússia, com as tropas de Iesltsin a atacarem um parlamento que lhe era hostil, aí pelos meados da década de 90, não se sabendo ainda hoje o número exacto de deputados assassinados.

Vimos cenas idênticas, mais recentemente, na Ucrânia e na Venezuela.

Recuando ainda mais no tempo, todos se recordarão de, em pleno PREC, se ter assistido ao cerco do parlamento, mas, apesar de tudo, sem invasão do edifício, sem actos de vandalismo, nem com a violência como a que ontem se viu.

O que não se esperava era ver tais cenas  no país que se gaba de ser um exemplo de democracia, como os Estados Unidos, ainda por cima por instigação do presidente em exercício.

Uma verdadeira tentativa de golpe de estado, que, em qualquer democracia, implicaria o julgamento dos líderes e instigadores.

Se isto se tivesse passado noutro sítio qualquer, não faltariam as ameaças de comentadores e políticos do mundo dito ocidental, apelando a sanções e a uma intervenção militar da NATO.

Este vai ser o modelo insurrecional a seguir pelos trumpistas de todo o mundo, o momento de glória para os "chega" e populistas de toda a espécie.

As imagens que retirámos da imprensa e agências internacionais falam por si:




























































Sem comentários: