Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de setembro de 2020

“Festa do Avante” – o lugar mais seguro do país, este fim-de-semana…mas…

(foto de Rita Carmo/Blitz)

Não tenho dúvida, e sempre o afirmei desde o início, que o recinto da “Festa do Avante” é um dos lugares mais seguros do país, do ponto de vista sanitário e de outros.

Tenho-o dito desde o princípio. Não duvido da segurança dentro do recinto, ainda por cima com a redução para um máximo 16 mil pessoas.

Só quem não conhece a dimensão do espaço se pode espantar com aquele número.

Tenho lá ido nos últimos anos e, mesmo em dia de enchente, consigo movimentar-me à vontade, mesmo entre a frente e o final do recinto do palco principal, ao contrário do que acontece nos espaços dos grandes festivais de verão.

Nesses festivais é impossível sair sem perder o lugar e foi num desses festivais que me senti em situação de pânico, arrastado pela multidão no final da actuação de um dos grupos do cartaz, para além do autêntico caos nas saídas.

Nada disso se passa na “Festa do Avante”, mesmo em época normal.

Por isso é idiota comparar a Festa do Avante com outros festivais de Verão.

Penso também que partiu do PCP o alimento para a vergonhosa campanha na comunicação sociais e nas redes sociais contra o evento, devido a alguma falta de bom senso quando quis insistir em manter a lotação de 100 mil, depois reduzida para 33 mil, devidamente corrigida pela DGS para os 16 mil.

Não deixa de ser curioso que agora, a preocupação dos que recorreram a todo o tipo de processos, até ao conteúdo de palavras cruzadas, para criticar a Festa, já não seja o excesso de lotação…mas o “fracasso” no número de participantes!!!!

Este ano só não vou lá porque, se confio na segurança dentro do recinto, tenho dúvidas sobre o transporte para lá e sobre a segurança fora do recinto.

Sem comentários: