Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"Demetri and Bruno" - Crónica de uma Europa devorado por lobos


Senti alguma curiosidade em procurar o documentário referido por Clara Ferreira Alves, na sua crónica do Expresso.

Trata-se de “Demetri e Bruno”, um pequeno documentário de cerca de 25 minutos, da autoria do jornalista croata Tomislav Zaja,  exibido pela Al-Jazeera, e que  acompanha o realizador grego Demetri Sofianopoulos na realização de um filme que tem como personagem principal um cão grego.

Bruno, é o nome do cão, que, depois de ter tido uma boa vida, vê-se abandonado e a deambular pelas ruas de Atenas.

“Bruno vai aos restaurantes onde costumava ir com os donos, quase todos fechados, à procura do passado”. Demitri, pelos olhos de Bruno, filma a violência, o “vazio, o silêncio, as pedras desertas, as casas por acabar, os lugares encerrados. O silêncio no olhar de Bruno arrepia”, acrescenta Ferreira Alves.

E é através da visão de Bruno que vemos  aquilo que Clara Ferreira Alves viu quando visitou aquele país em 2011: “a condenação de um país à morte e a condenação das pessoas à morte social, cívica, intelectual, moral”.

Na semana em que a srª Merkel ganhou esmagadoramente umas eleições na Alemanha, prometendo continuar a defender e a impor a mesma receita para os países do sul, na mesma semana em que economistas, conselheiros europeus, altos dirigentes do BCE, as várias troikas que saqueiam a Grécia e Portugal, funcionários da OCDE e políticos locais subservientes ao poder financeiro, voltam a mostrar as suas garras, recolhidas durante o período da campanha eleitoral alemã, para ameaçarem os países do sul com mais austeridade, com novos resgates e com novos saques aos seus cidadãos e trabalhadores, este documentário é bem uma metáfora da Europa que se está a (des)construir…

Vale a pena ver o documentário de Zaja, enquanto ficamos a aguardar o filme de Demitri. A Grécia é "só" o espelho do futuro que este governo de irresponsáveis nos pretende impingir :


Sem comentários: