Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Portugal : trabalhar mais para ganhar menos

Portugal inaugurou uma nova forma de trabalho que está a espantar a imprensa estrangeira, como se pode ler no artigo em baixo.
A novidade, diz o articulista, é que, pela primeira vez na Europa (e talvez no mundo), aumenta-se o horário de trabalho sem que haja aumento de salário, ou melhoria nas condições de trabalho, ou qualquer outra contrapartida para os trabalhadores.
Quando se sabe que todo este sacrifício é para ajudar a manter as regalias dos accionistas  e dos administradores do sector bancário, sabendo-se também que os banqueiros portugueses são dos que maiores rendimentos têm na Europa, conhecendo-se ainda a miséria salarial portuguesa, só é de espantar que essa medida não conheça por cá a mesma espantada indignação revelada nesse artigo.
As vuvuzelas do neoliberalismo que dominam o comentário político e económico na comunicação social,  braço ideológico de um poder político e financeiro que lança portugueses contra portugueses, trabalhadores contra trabalhadores, seguindo a velha máxima de dividir para reinar,  parece que conseguiram fazer o seu trabalho: anestesir a revolta e a indignação dos portugueses.
Daí a importância que outros, por nós, nos mostrem que, por cá, o "rei"  vai nu...

Sem comentários: