Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O RESPIGO DA SEMANA - PEDRO TADEU ANALISA O CASO DA MADEIRA

"Prender Alberto João? E os outros todos? Não?
por PEDRO TADEU
"Já vi uma capa de jornal com a fotografia de Alberto João num cartaz, ao estilo faroeste, sob o título "wanted". Já li dezenas de crónicas a acusar do pior o homem que impede a imprensa madeirense de ser livre. Já ouvi inúmeras frases de políticos e, até, de um primeiro-ministro, a classificar de "muito grave" o resultado do comportamento do líder regional que é capaz de alegar "estado de necessidade" para enganar as contas do Estado em mil milhões.
"Quero alinhar com os puritanos justiceiros mas, perante tanta unanimidade, ainda por cima acompanhada pela garantia de um inquérito da Procuradoria-Geral da República - o que, diz a História, é prometer a ineficácia e a confusão total da justiça -, hesito...
"Onde estão os presidentes de Tribunal de Contas que, ao longo de décadas, se limitaram a remeter para inócuos relatórios e pálidas recomendações o crónico incumprimento de regras para um registo fiável das contas do Governo Regional da Madeira? Onde estão os ministros das Finanças e os secretários de Estado do Orçamento que ignoraram todos os sinais e alertas? Onde estão os presidentes do Instituto Nacional de Estatística e os governadores do Banco de Portugal que precisaram de uma troika estrangeira para aprender a somar e a diminuir as parcelas enviadas do Funchal? Onde estão os magistrados que nunca acharam ali matéria de inquérito?
"Não deviam ser investigados os primeiros-ministros que aceitaram sempre pagar mais a Jardim? Não deviam ser investigados os deputados que redigiram uma lei que penaliza com um máximo de 25 mil euros quem faz trafulhices contabilísticas no Estado? E os governos que negociaram votos de deputados do PSD/Madeira para aprovar diplomas na AR? E os que perdoaram as dívidas do Governo Regional? E os que sexta-feira votaram contra ou se abstiveram (CDS, PSD e PS) num projecto para auditar as contas do Governo da Madeira? Não são todos culpados de alimentar o vício?
Estamos assim tão seguros de que as contas do Governo central, dos Açores ou das câmaras de Lisboa e Porto estão certinhas? Não vamos ter mais surpresas de milhares de milhão? Juram? Ou é melhor não mexer mais na lama, para não acabarmos todos enterrados?
"Já nem exijo que se vá ver onde foi parar tanto dinheiro, nem quantas fortunas foram feitas à conta desta loucura financeira. Parece que sobre isso, pelos vistos, não há suspeitas. Peço, apenas, que não transformemos o horrível Jardim num bode expiatório.
"O Continente tem tanta culpa neste cartório como a Madeira, seja pela omissão, seja, pressente-se, pela vergonhosa cumplicidade".
(in Diário de Notícias - online, 20 de Setembro de 2011).

3 comentários:

Anónimo disse...

100 % de acordo.

Vou partilhar com alguns amigos e aproveito para divulgar o teu excelente blog.
Grande abraço, Venerando.

Fernando Sarzedas

Anónimo disse...

Venerando,
Hoje ando mesmo parvalhão... não era aqui mas sim no teu artigo sobre a comunicação social que queria ter feito o comentário acima.
Até porque ainda nem sequer tinha lido este artigo do Tadeu...não sei com o meu comentário veio aqui parar...(???)
Agora que já li este artigo não posso dizer que estou 100 % de acordo... apenas para aí uns 80 % : )))

Anónimo disse...

Rui Rangel acusa Sócrates de ter afundado a Justiça, mas não é essa a opinião do mestre em Filosofia, José Sócrates Pinto de Sousa, que ataca Fernando Teixeira dos Santos e defende Alberto João Jardim, vejamos o seu recente poema:
VISÂO FILOSOFAL
E como eu me sinto feliz
d'andar a estudar em Paris
e tenho licença da Guarda
a Justiça ainda me tarda!?
-
quem lembra o Freeport
e lembra da Face Oculta
sabe que este meu Norte
é safar-me de uma multa!
-
quem lembra o que filma
o meu discurso derradeiro
também lembra da Dilma
que me quer com'obreiro!
-
já lá descobriu a Petrobás
mais petróleo e é a rodos
ela sabe do que sou capaz
levo felicidade p'ra todos!
-
já sou Sócrates e o Platão
tenho o canudo de França
e espero p'ra nossa Nação
ai fazer voltar a esperança!
-
e agora que sei a filosofia
ai já nada será como era
e prometo-vos que um dia
tenho povo à minha espera!
-
sou Sebastião, o Desejado
que em manhã de nevoeiro
vai salvar um povo amado
e salva o Portugal inteiro!
-
e ao Alberto João Jardim
que com o seu Presidente
lá àquele caos pôs um fim
eu já o considero inocente!
-
culpo Teixeira dos Santos
qu'ao Jardim fez manguito
e que ele em todos cantos
seja considerado o maldito!
-
e não há gente como esta
que assim dança o bailinho
o continente quer é a festa
como eu estava tapadinho?
-
não percebo o Rui Rangel
com lei e os seus buracos
talvez ele diga num papel
em vez de lei há macacos!
-
Eugénio dos Santos