Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O Cartoon da Semana (uma alusão à censura no Carnaval de Torres)

Luís Afonso publicou no jornal Público de 25 de Fevereiro, 2ª feira, um cartoon alusivo à censura da figura de "Nossa Senhora da Bola" , retirada do "Monumento" do Carnaval deste ano, cartoon escolhido como Cartoon da Semana:


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Cinquentenário do tremor de terra de 28 de Fevereiro de 1969.

A propósito do cinquentenário do maior tremor de terra sentido em Portugal com testemunhas ainda vivas, o de 28 de Fevereiro de 1969, evocamos AQUI, a forma como esse acontecimento foi vivido em Torres Vedras, fazendo um breve historial das sismicidade sentida neste concelho.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Snow Patrol em Lisboa

Os Snow Patrol actuaram no último Sábado, 16 de Fevereiro, no Campo Pequeno, onde anunciaram o seu regresso no Verão , em 19 de Julho, no Marés Vivas em Gaia.

A actuação em Lisboa encerrou a  digressão europeia da banda irlandesa/escocesa, fundada em 1994 e que, nesta digressão, onde apresentaram o seu último trabalho Wildness que marca o inicio de um novo rumo musical da banda, mais livre e criativo, rompendo o círculo de fans e caminhando na direcção de um êxito mais alargado.

Aqui ficam algumas imagens dessa actuação no Campo Pequeno:




















quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Comemorar a Rádio.



Hoje é o dia Mundial da Rádio.

Ao contrário do vaticinado, a rádio ainda continua a ser uma grande companhia.

É no rádio que ouço as primeiras notícias do dia.

É “a” Rádio que me acompanha nas viagens, curtas e longas.

É “a” Rádio que me dá a conhecer a voz de muita gente, conhecida e desconhecida.

É “a” Rádio que me recorda as musica da minha vida e me dá a conhecer as novas correntes.

Um rádio aceso permite-se trabalhar, sem me distrair com o ruido das imagens, e acompanhar o mundo, nas suas mais variadas facetas. É como um comboio, mais humano que um automóvel.  

Muito das minhas memórias estão ligadas ao rádio.

Ainda me recordo de seguir de madrugada, quando era miúdo, os relatos dos jogos de hóquei em patins  e de futebol, muitas vezes realizados de madrugada em países distantes, debaixo dos lençóis, às escondida dos meus pais.

Foi escutando clandestinamente as emissões da BBC em português que tomava conhecimento do mundo sem censura.

Foi pela rádio que acompanhei, minuto a minuto, esse dia “claro e límpido” que foi o 25 de Abril e tantos outros acontecimentos.

Tive ainda o privilégio de ter participado no movimento das “rádios piratas”, aprendendo muito e fazendo grande amigos.

Ainda hoje a rádio continua a ser mais rápido a divulgar as últimas notícias.

É na rádio que trabalham os melhores jornalistas e se formaram os melhores jornalistas, mesmo que muito a tenham abandonado pela televisão.

Ao contrário do vaticinado, não foi o vídeo que acabou com os “radio star”, porque a rádio sobrevive e o vídeo já passou à história…

Estou convencido que as primeiras noticias de outras vidas no universo nos vão chegar primeiro pelas ondas da rádio.

E estou também convencido que, depois do Mundo acabar, as ondas da rádio vão sobreviver e vai ser o que resta da memória da existência da nossa espécie.

Saudemos este dia, hoje e sempre.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Grupo CUF suspende acordo com a ADSE...temos pena!!



Temos pena!...aos poucos e poucos tenho sido eu a "suspender" a minha longa ligação à CUF, ligação iniciada desde os tempos do grande médico Dr. Pina . 

A CUF tem muitos bons médicos e enfermeiros, mas hoje em dia existem outras boas clínicas com tão bons médicos e enfermeiros como a CUF, com acordos com a ADSE...

Por outro lado, a minha médica de família é excelente e o centros de saúde em Torres Vedras, ao qual recorro cada vez mais vezes, até está, pelo menos nos últimos tempos, a funcionar muito bem, não ficando atrás da CUF. 

Uma coisa que me tem irritado na CUF nos últimos tempos é que, em qualquer consulta, somos encharcados com análises e todo o tipo de "despistes" que, em muitos casos me parecem desnecessários que, quase de borla para quem tem ADSE , devem custar imenso à ADSE, parecendo-me que às vezes é só uma forma de sacar mais dinheiro ao Estado!!!!.

 Outro aspecto curioso é que nessas clínicas não se devem registar mortes...porque em casos mais graves lá estão as ambulância do INE para os levarem para o Serviço Nacional de Saúde....( eu assisto a isso quase todos os dias...). 

E já agora, a talhe de foice, devo recordar, para calar já à partida muita demagogia barata que anda por aí a corre pelas redes sociais, que a ADSE não é paga pelos funcionários públicos, mas são este que a pagam, descontando mensalmente 3,5% do ordenado para esse serviço, ficando-lhes um custo anual ao nível dos seguros privados mais caros que existem por aí. 

Espero que prevaleça o bom senso, mas se a situação continuar a agravar-se, esta pode ser uma boa oportunidade para o SNS fazer uma profunda reestruturação com o objectivo de tornar desnecessário que se tenha de recorrer aos privados.

Penso que, funcionando como deve ser o SNS, não é este que precisa da CUF, mas vai ser, a prazo a CUF e os privados que vão precisar da ADSE.

Até agora, a forma como o SNS tem vindo a ser desmantelado, só serve, de facto, aos interesses dos privados.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Carnaval de Torres Vedras 2019 - 2º acto

Já foi inaugurado o "Monumento" do Carnaval de Torres, que este ano tem por tema "Made in Portugal".

Clicando AQUI podem ver algumas fotografias desse efémero "monumento".

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O Cartoon da Semana


Pelo Cais do Sodré, a preto e branco...e a cores...


Deambulando pelo Cais do Sodré, numa noite fria e chuvosa de Janeiro, antes da grande confusão,  enquanto aguardava a abertura do Musicalbox par assistir a um concerto...

...a preto e branco...











...e a cores.