Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PARABÉNS ACADÉMICA!...ou a velha história da Lebre e da Tartaruga...

 (Fonte: jornal A BOLA)
A vitória da Académica na Taça de Portugal foi uma vitória merecida e que trouxe ao de cima algumas das contradições do futebol dos nossos dias.
Uma equipa como o Sporting, cheio de vedetas bem pagas, a melhor em campo do ponto de vista técnico, mas onde se contam pelos dedos de uma mão ( e ainda sobram dedos) os jogadores portugueses no plantel, perde com uma equipa, como a Académica,com um plantel maioritáriamente português e que conseguiu ultrapassar a desvantagem técnica com jogadores cheios de garra e que deram a este jogo a importância que ele tinha.
A postura em campo dos jogadores da Académica foi muito diferente da postura dos jogadores do Sporting e a diferença talvez tenha a ver com a origem nacional da maior parte dos jogadores. Que importância é que um russo, um belga, mesmo um brasileiro, muitos deles de passagem para outras paragens, pode dar à Taça de Portugal? Nenhuma ou quase nenhuma! Desculpem estar a ser políticamente incorrecto, mas a forma como, principalmente na Europa, as grandes equipas se enchem de "vedetas" de países diferentes daqueles a que pertencem as equipas retira toda a mística que está por detrás dos jogos.
(Ainda esta semana tivemos a oportunidade de asistir a uma Taça da Liga Europeia onde, tal como acontece com o Sporting, mas também com o Benfica e o Porto,  se contavam pelos dedos da mão (..ou ainda menos) os jogadores alemães no Bayern ou os ingleses no Chelsea!!!).
É caso para dizer que, finalmente, uma equipa "portuguesa" venceu a Taça de Portugal...

Sem comentários: