Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ladrões de Bicicletas: Democracia (mais ou menos) verdadeira


Há Democracia e... "Democracia".
De facto o nosso sistema eleitoral tem de levar uma grande volta, se quiser representar os cidadãos como deve ser...é que talvez seja bom recordar que democracia quer dizer..."poder do povo".
Por exemplo, em Portugal devia acabar-se com os círculos eleitorais e criar um sistema misto, com círculos mais pequenos que aproximasse  e responsabilizasse os deputados dos eleitores, e um grande círculo nacional que desse maior representatividade ao voto ( existem círculos eleitorais onde qualquer voto que não seja num dos dois partidos do centrão, é um voto perdido, que vale tanto como a abstenção, um voto em branco, ou nulo!!!!).
Existem ainda outras mudanças importantes a fazer, nomeadamente sobre o funcionamento dos próprios partidos, libertando-os da influência do aparelho e aproximando-os dos cidadãos em geral.
Devia dar-se ainda algum significado ao voto em branco.
Quem tem medo de aprofundar a democracia?.

1 comentário:

Alexandre Cardana disse...

há anos que defendo que se não vivemos num país "regionalizado" não faz sentido que o parlamento o seja. e tremo cada vez que oiço alguém sugerir que se reduza ainda mais o número de deputados, mantendo o sistema actual, sistema que só iria favorecer dois partidos. acredito sim num parlamento maior com um sistema de apuramento dos parlamentares mais honesto e representativo da realidade, ou seja Democracia sem aspas e com letra maiúscula.