Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Feira do Livro de Lisboa abre hoje.


Feira do Livro de Lisboa abre hoje (vídeo) - Expresso.pt (clicar para ler a notícia).

Hoje é dia de abertura da Feira do Livro.

Este foi um acontecimento que me acompanhou ao longo da vida.

Ainda me recordo quando ela se realizava na Avenida da Liberdade. Tenho na minha posse uma série de fotografias, em formato analógico, de um dia em que me deparei com o triste espectáculo da destruição de alguns dos pavilhões dessa feira, resultado de um atentado terrorista perpetrado pela extrema-direita, aí no final da década de 70.

A mudança para o Parque Eduardo VII parece-me ter sido mais adequado, facilitando a mobilidade entre pavilhões e dando mais espaço para o convívio ou para se ficar por ali, sentado num banco ou na relva a desfolhar os livros comprados.

De forma mais ou menos irregular tenho frequentado essa grande festa do livro, pese toda a polémica, quanto a mim mesquinha e inócua, sobre a animação desse espaço.

Apesar de toda a concorrência dos outros meios de comunicação, esta continua a ser a grande festa do livro em Portugal, onde é possível cruzarmo-nos com o famoso do momento, o autor mais prometedor, o desconhecido que procura dar os primeiros passos no exigente mundo do livro, ou, “simplesmente”, reencontrar velhos amigos de quem perdemos o rasto há muitos anos.

O encontro mais memorável dessa feira foi um que tive, nos idos de 30 de Maio de 2003, no stand da Teorema, com Quino, o autor de Mafalda.

Andava a percorrer aquele espaço com a minha família, quando me deparei com o anuncio da presença daquele famoso cartoonista argentino no stand dessa editora. Faltava apenas meia-hora para a presença anunciada, pelo que decidi esperar por ali os minutos que faltavam.

À hora marcada, penso que pelas 16.30, lá apareceu Quino, com quem desde logo encetei algum diálogo, mostrando-se surpreendido com o êxito que a Mafalda tinha em Portugal.

A sua presença era para o lançamento de um livro que reunia vários dos seus cartoons mais recentes, intitulado “Tanta Bondade”. Segundo me disse, há muitos anos que havia abandonado a série Mafalda.

Entretanto ia desenhando alguns cartoons para os fãs que estavam à minha frente, até que chegou a minha vez e, então começou a surgir a incontornável Mafalda na folha em branco do livro, enquanto Quino ia dizendo ser esta a primeira vez, desde há muitos anos, que voltava a desenhar aquela.

Com orgulho continuo a exibir aos meus amigos o meu mais valioso autógrafo, que reproduzo aí em baixo.

O tempo não é muito, mas penso regressar este ano àquele agradável espaço de cultura e comunicação.

Sem comentários: