Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Verdadeira Revelação da Wikileaks...

A verdadeira revelação da Wikileaks não foi a denúncia dos crimes cometidos pelo ocidente no Iraque e no Afeganistão nem a de “por a nu” as intrigas da diplomacia ocidental à escala global.

Não! A verdadeira revelação da Wikileaks foi a de desmascarar o tipo de liberdade de informação que existe no ocidente.

A prisão de Julien Assange é a prova dos limites que existem no ocidente, sempre pronto a dar lições de democracia e liberdade aos outros, mas incapaz de aceitar a dissidência no seu seio.

Neste caso forjaram-se as denuncias de uma presumíveis “prostitutas” ( quem recebe dinheiro para forjar falsas acusações não merece outra designação) para se levar à prisão o principal responsável pela divulgação da documentação que tanto parece incomodar as lideranças do mundo ocidental e assim intimidar os seguidores da Wikileaks.

Convido-vos a fazer um pequeno exercício mental. Se Julien Assange fosse preso no Irão, na Coreia do Norte, em Cuba ou na China, por revelar documentos comprometedores para esses regimes, qual acham que seria a reacção do ocidente ou da comunicação social ocidental?

A reacção dos políticos, comentadores e jornalistas à prisão de Julien Assange ficou-se pela tentativa, ora de desvalorizar o trabalho da Wikileaks, ora de instigar a opinião pública contra esse tipo de divulgação de documentos secretos, comparando-a com um “acto de terrorismo” contra o ocidente (há até quem defenda aplicação da pena de morte contra os autores desse site), ora valorizar, sem as questionar, as acusações aparentemente forjadas contra o fundador desse site.

A Wikileaks revelou assim a verdadeira dimensão da liberdade limitada e vigiada em que vive um ocidente, onde a maior parte da comunicação social é controlada ideologicamente pelos mitos da superioridade ocidental e da economia de mercado, onde não há lugar para a dissidência, a não ser pontualmente e para dar a ideia que existe liberdade.

Hoje a Wikileaks, amanhã, talvez numa data mais próxima do que se julga, todo o tipo de sites e blogs que fujam à ideologia dominante.

No ocidente não é necessário recorrer à censura, à perseguição policial ou ao assassinato político para anular a dissidência. Basta a chantagem emocional, o desgaste psicológico, a pressão económico e legalista, em último caso a invenção de calúnias, para acabar com ela.

O que está acontecer a Julien Assange é um aviso sério.

(o site da Wikileaks pode ser consultado AQUI)

Sem comentários: