Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de março de 2020

O Fim de "O Fio da Meada" na Antena 1

Somos da geração da "rádio", hábito que mantenho regularmente.

Até hoje, a Antena 1 era uma companhia de referência.

Infelizmente, apesar de bater aos pontos o panorama desse meio de comunicação, esta semana, ela, a Antena 1, e nós, ouvintes mais ou menos atentos, ficámos todos mais pobres.

Uma decisão ignorante da uma qualquer anónima Direcção de programação decidiu antecipar o fim de um conjunto de rubricas intituladas "O Fio da Meada".

Era um dos momentos altos da comunicação da palavra, ajudando-nos a reflectir sobre o mundo que nos cerca, um mundo cada vez mais perigoso, intolerante e liderado por  ignorantes.

Com o fim dessas crónicas radiofónicas é a ignorância que ganha terreno.

A actual série era para terminar apenas em Julho, mas a actual direcção de programação dessa rádio resolveu acabar com um iniciativa da direcção de informação, antecipando a data prevista para o seu encerramento.

Ao que parece, a independência e a irreverência dos cronistas, terá incomodado algum "poderoso".

Esta última série contava com as reflexões sempre actuais e pertinentes de Paulo Alves Guerra, Rui Cardoso Martins, Patrícia Portela, Joel Neto e Alexandra Lucas Coelho, a quem coube a despedida de "O Fio da Meada".

Alexandra Lucas Coelho despediu-se com uma interessante crónica, reflectindo sobre a "diminuição da palavra", sobre um mundo onde  "a palavra vale cada vez menos", dominado pelos "influenciadores" do Youtube, que se gabam de não ler um livro, ou pelo Istagram, que tornou o facebook numa "rede velha", e onde a palavra conta muito pouco.

Vale a pena "perder" 3 minutos para ouvir essa crónica de despedida de Alexandra Lucas Coelho:

O Fio da Meada: A gente continua, em algum lugar. A última crónica do Fio da Meada com assinatura de Alexandra Lucas Coelho - (Série de Crónicas matinais na Antena 1)

Sem comentários: