Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 26 de março de 2020

COVID-19 : Registo por concelhos


A Direcção Geral de Saúde começou a divulgar, no seu site, os dados relativos aoCoronovírus de acordo com a sua distribuição por concelho.

O facto de não se indicar casos num concelho, não quer dizer que não se tenha havido, porque, até ontem, esses casos eram enviados para hospitais de referência fora de muitos desses concelhos.

É assim que se explica os "zero" casos em T. Vedras. De facto já foram registados pelo menos 4 casos, mas os mais graves, até ontem íam para Lisboa e estão nos números deste concelho.

Tive ontem a confirmação, por parte de fonte segura que até ontem foi assim (zero casos no nosso hospital) situação que será alterada a partir de hoje, como se sabe, pois começam hoje a ser recebidos nos centros de saúde de cada concelho os novos casos.

Os dados  indicados pela DGS referem-se aos internados e confirmados, e até ontem. Será interessante seguir a partir de agora os casos oficiais por concelho.

É provável que a partir do relatório de amanhã os dados já sejam mais claros.

Veremos se acontece, em Torres Vedras, o histórico, isto é, uma situação sempre menos grave do que em Lisboa (com a excepção do caso da Pneumónica em 1918) , tanto assim que a nobreza, que aqui tinha propriedades,  e a própria coroa (já que T.Vedras era terra de rainhas) se refugiavam neste concelho quando as pestes assolavam Lisboa.

Boa sorte para todos, nas semanas que se preveem complicadas!


Sem comentários: