Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Woody Allen faz hoje 80 anos


Nasceu em Nova Iorque no dia 1 de Dezembro de 1935 com o nome de Allan Stewart Königsberg e a sua obra tornou-se o mais importante  guia de Nova Iorque (clicar aqui para aceder ao artigo sobre esse tema, publicado em 2010 pela revista espanhola ABC).

Não sei se vi todos os seus filmes, mas posso perfeitamente incluir mais de uma dezenas de filmes da sua autoria  na  lista dos "filmes da minha vida", onde não podiam faltar Annie Hall(1972), Manhattan (1979), Zelig (1983), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Os Dias da Rádio (1987), Match Point(2005) ou Meia - Noite em Paris (2011).

Ninguém retrata tão bem como ele os dramas e alegrias da vida urbana ocidental e dos seus habitantes.

Ninguém pode perceber o espírito de  Nova Iorque sem ver o seu Manhattan, talvez o seu melhor filme e um dos melhores da história do cinema.

Mas também nunca mais podemos olhar da mesma maneira para cidades como Paris ou Londres depois de termos visto Meia Noite em Paris ou Match Point.

O que todos podemos desejar é chegar à idade de Woody Allen com o espírito crítico, a perspicácia e a alegria de viver desse pequeno grande homem.

Obrigado Woody Allen por nos dar, como os seus filmes, alguns dos melhores momentos dos nossos vidas.

(uma das mais icónicas imagens de Nova Iorque, retirada dos filme Manhattan)

Sem comentários: