Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Abriu a Caça às Bruxas?


Esta pequena crónica também se podia intitular “porque é que decidi não ir à Festa do Avante,  mas agora até queria ir”.

De facto, revoltado e indignado com a postura do PCP em relação à Ucrânia, situação agravada pela disparatada intervenção da líder parlamentar daquele partido por ocasião da intervenção de Zelensky na nossa Assembleia da República, decidi que este ano, pela primeira vez em muitos anos, não ía à Festa do Avante.

Já expliquei a minha posição AQUI.

Contudo, não posso admitir a criação de um ambiente de caça às bruxas, provocado por comentadeiros televisivos ou por “jornalistas” “Expressivos”.

Um desses idiotas até publicou uma crónica, num jornal dito de referência, intitulada “A Festa de Putin”. Outro sugeria que os artistas a actuar na Festa dessem o que recebem para actuar na Festa, para acompra de armas para a Ucrânia, exemplo que os mesmos, que estão na ribalta a comentar a guerra e que só se tornaram famosos por isso, não fazem com o dinheiro que ganham à custa dos seus comentários de guerra.

Também não concordo com aqueles que dizem que o PCP, e por extensão, a Festa do Avante, se “puseram a jeito”, para justificar o clima intimidatório que se abateu sobre a Festa e os artistas que nela vão actuar. Vi argumentos parecidos para desculpar os ataques às Torres Gémeas ou ao Charlie Hebdo.

Claro que a actuação do PCP tem sido infeliz em relação à criminosa guerra de Putin, mas nunca ouvi ou li, por parte do PCP, qualquer apoio a essa guerra ou ao próprio Putin. Quem o afirma ou é ignorante, e portanto não devia ganhar dinheiro a comentar ou como jornalista, ou então não passa de um arruaceiro, que procura ganhar notoriedade com afirmações incendiárias.

Continuo muito zangado com o PCP, mas agora, face a estes apelos incendiários e criminosos contra a Festa do Avante e contra os artistas que nela vão actuar, até me apetecia ir à Festa.

Só não vou porque, entretanto, já tenho outros compromissos para este fim-de-semana.

Ao contrário da Rússia de Putin e, porque não dizê-lo  sem ambiguidades, da Ucrânia de Zelensky, em Portugal vivemos em liberdade e cada um é livre de ter as posições políticas que quiser, mesmo as mais absurdas, e de ir livremente à Festa do Avante. 

Sem comentários: