Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Bem-Vindos à defesa das “Causas Justas”.

A propósito da defesa da justa causa Ucraniana, contra a criminosa invasão russa de um país soberano, tenho encontrado, muitas vezes pela primeira vez ao longo da minha vida, muita gente que não costumo encontra a defender “causas justas”.

Entre os mais velhos, muitos nunca os encontrei a criticar a criminosa Guerra, francesa primeiro, norte-americana depois, do Vietname.

O mesmo posso dizer em relação à condenação dos crimes da França na guerra de independência da Argélia, ou dos muitos crimes do “ocidente” nas mais variadas guerras coloniais do século XX.

Também houve muitos que nunca encontrei a condenar a Guerra Colonial portuguesa. Alguns até tenho visto por aí a justifica-la e até a negar os crimes de guerra nela cometidos.

Também não têm sido vistos a defender a causa palestiniana contra o Estado cada vez mais criminoso de Israel (assim considerado recentemente pela Amnistia Internacional).

Quando da criminosa e ilegal invasão do Iraque, com as consequências conhecidas, ou dos criminosos bombardeamentos da NATO na Sérvia, ou dos crimes cometidos por tropas ocidentais no Afeganistão ( e para nada, como se viu recentemente com o regresso dos fanáticos Taliban´s ao poder), ou da violentíssima Guerra do Iémen, liderada pelo grande aliado norte-americano no Médio Oriente, o criminosos regime da Arábia Saudita, com armas ocidentais, também nunca os vi por aí.

Nem os vejo na defesa do povo curdo, usado como moeda de troca pela NATO para que a Turquia aceite a entrada da Finlândia e da Suécia nessa organização.

O mesmo posso dizer quanto à ausência da qualquer sinal de indignação em relação às intermináveis guerras africanas, alimentadas pelos mais variados imperialismos (Chinês, russo, norte-americano, francês, inglês…) e pelos tão endeusados “mercados financeiros” e da industrias do armamento (aliás, até há pouco, foram as industrias de armamento ocidental que alimentaram a máquina de guerra de Putin).

Sim, já sei, para muitos de vocês o “ocidente”  não comete crimes de guerra, apenas “danos colaterais”!

Mas ainda bem , estou feliz por, finalmente, ver muitos de vocês a abraçar uma causa justa,  a justa causa da defesa do povo ucraniano contra a criminosa invasão russa.

Como o crescimento do belicismo internacional nos leva a temer, esta não é nem vai ser a única guerra injusta das próximas décadas ( se é que, em pleno século XXI, existem “guerras justas”!!), e, por isso, espero continuar a vê-los indignados com as próximas guerras e próximos crimes de guerra, venham eles de onde vierem.

Bem-vindos pois à defesa das boas causas!

Sem comentários: