Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Os "idiotas" do Ano

Na capa, forjada com humor, podiam estar um Trump, um Putin ou um Órban...infelizmente existe uma lista muito longa de candidatos. Também os temos por cá.

Em comum têm a intolerância, a prepotência, a ignorância presumida, a falta de respeito pela humanidade, a mentira e o recurso à violência, verbal ou real, como arma política.

Infelizmente, numa altura em que o mundo precisava de líderes com visão, tolerantes e informados, para enfrentar os graves problemas que a humanidade enfrenta, desde o ambiente à desigualdades sociais, desde a ganância do poder financeiro à corrupção crescente, é esse tipo de lideres que se estão a produzir, tanto mais grave, quanto esses lideres chegam ao poder em países decisivos para enfrentar e tentar resolver essas situações que colocam em causa o bem estar social e a própria sobrevivência humana.

Mais grave ainda é que seja a democracia, (o pior dos regimes políticos, mas não existindo nenhum sistema melhor do que ele (para citar Churchill)), que dê à luz tão aberrantes figuras.

Esperemos que seja a mesma democracia a chutar tal gente para o cada vez maior "caixote do lixo da história".

O Século XXI tem sido profícuo na produção desse tipo de gente, contando-se pelos dedos os líderes políticos humanistas (um Guterres, à frente da ONU e um papa Francisco à frente da Igreja Católica...e não vislumbro mais nenhum entre os vivos...)

Até lá só nos resta continuar a denunciar, ridicularizar, desmascarar essa gente, esperando que a nova década inverta a tendência miserável e trágica das duas primeiras décadas humanamente perdidas  do século XXI .

Sem comentários: