Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sete cães envenenados em Torres Vedras - uma reportagem da SIC:

A APA de Torres Vedras é uma associação que se dedica a uma causa justa e honrada que é a protecção dos mais desprotegidos de entre todos os desprotegidos, os animais, que deviam ser estimados pela companhia, pela fidelidade  e pela  amizade de que nos dão provas todos os dias.

A APA é mantida diariamente, com muito esforço, por gente dedicada, e não funciona como uma simples canil ou um mero armazém de animais abandonados. 

Pelo contrário, tem como prática principal resgatar cães e gatos em perigo extremo de sobrevivência, maltratados e abandonados, proporcionando-lhes um espaço limpo e bem cuidado, distribuindo carinho e cuidados a esses animais, como posso comprovar pelo facto de ter comigo uma cadela, a Romã, que fui buscar àquela associação, e que todos os dias dá provas (pela sua descontracção e amizade, sem sinais de  traumas) do bom  tratamento  que lhe foi dado pelos responsáveis e voluntários da APA que a resgataram, ainda recém-nascida, a ela e a uma irmã, a Avelã, de uma situação dramática de sobrevivência.

Por isso, o que se passou há uns dias com alguns cães guardados por essa associação merece o mais veemente repudio. 

Alguém, sem o mínimo de escrúpulos, aproveitando-se cobardemente da calada da noite, cortou as vedações do espaço dos podengos, o que fica na zona mais extrema do espaço da associação, e a menos vigiada, roubou 10 cães e envenenou quase outros tantos, matando três cães, deixando outros em perigo de vida.

Os podengos, apesar de serem uma espécie tipicamente portuguesa, animais inteligentes, destemido, dedicados e independentes, são dos mais desprezados, por preconceito e ignorância.

Não se sabe qual vai ser o destino dos animais raptados, dos quais apenas um apareceu até agora, mas teme-se o pior, até pelo nível de violência demonstrada pelos raptores.

As bestas que assim agiram contra esta associação merecem ser punidas com toda a severidade pois incorreram em vários crimes, desde a invasão e destruição de propriedade privada até ao crime contra os animais, tudo previsto na lei.

Será também importante que os rostos e os nomes dos criminosos sejam de todos conhecidos, para se evitar assim que tal gente se possa alguma vez cruzar no caminho dos cidadãos honestos deste concelho.

Enquanto se espera o esclarecimento cabal desse crime hediondo e que se faça justiça, é importante que se dê toda a publicidade a este acontecimento, como o fez a SIC na reportagem que abaixo reproduzimos.

Para os responsáveis pela APA e para com os seus dedicados voluntários enviamos o desejo solidário para que não esmoreçam na sua louvável missão. 

Sete cães envenenados em Torres Vedras (clicar para ver reportagem)

Entretanto está a decorrer uma petição para levar à justiça os criminosos:

Sem comentários: