Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Hoje é Dia da Espiga

Hoje a tradições vão-se perdendo, mas lembro-me sempre, em miúdo,de percorrer os campos à volta,que então entravam pela vila a dentro, para recolher a papoila, o malmequer, a folha de oliveira, a espiga de trigo e a folha de videira (não era hábito apanhar o alecrim, talvez poque fosse raro por qui).

Era sempre uma emoção de cheiros e sons, estranhos para muitos de nós, miúdos da "cidade".

O texto que reproduzimos em baixo foi "respigado" do site da Câmara da Alenquer, um dos concelhos à volta de Torres Vedras, onde este dia é feriado municipal (os outros são Arruda dos Vinhos, Mafra e Sobral de Monte Agraço):



“ A Quinta-feira da Ascensão ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Em terras de Alenquer, era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano.

 “(…) Dizia-se nas aldeias do sopé da Serra do Montejunto que “na quinta-feira de espiga há uma hora em que os pássaros não vão aos ninhos, as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha e o pão não leveda”. Em Atouguia “o leite não se vende, todo ele é dado”. Noutras localidades “não se faz pão em quinta-feira de espiga” e noutras tantas coze-se nesse dia pão “para guardar o ano inteiro”.

 “Concelhos cujo feriado municipal é a Quinta-feira da Ascensão: Alcanena, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobra De Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira”.


(Fonte: Página on-line da Câmara Municipal de Alenquer)

Sem comentários: