Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Recordar Mário Leston Bandeira



Faleceu na passada 5ª Feira Mário Leston Bandeira, aos 72 anos,  sociólogo e professor catedrático no ISCTE .

Segundo a nota biográfica divulgada no Público on-line "Mário Manuel Leston Bandeira, especialista em demografia, foi o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa" e era  "autor de vários livros e estudos sobre demografia e população, nomeadamente "Demografia e modernidade: família e transição demográfica em Portugal", e dos artigos "Teorias da população e modernidade. O caso português", publicado em 1996 na revista Análise Social, e "Envelhecimento demográfico e planeamento familiar: que relação?" publicado em 1994, na revista Sexualidade e Planeamento Familiar".

Não o conhecia pessoalmente, mas apreciava os seus estudos, publicados em várias revistas da especialidade e os livros que publicou, inovando o estudo de um tema ainda pouco divulgado como o da demografia histórica.


Um dos seus estudos mais importantes sobre a Demografia, "Teorias da população e modernidade:o caso português", publicado na revista Análise Social em 1996, está acessível na net e pode ser lido clicando sobre o título acima.

Não o conhecendo pessoalmente, ouvia sempre com atenção as suas lucidas opiniões sobre a sociedade portuguesa, nas raras ocasiões em que a comunicação social se lembrava de o ouvir e consultar.

Cruzei-me algumas vezes com ele no ISCTE e era amigo de um dos seus irmãos, o Júlio Leston Bandeira que, durante alguns anos foi meu colega aqui em Torres Vedras. 

Aproveito para enviar daqui ao Júlio as sentidas condolências.

Uma forma de homenagear a memória de Mário Leston Bandeira é consultar os textos que ele publicou no seu blogue A Bela Moleira, um dos mais interessantes da blogosfera.

Sem comentários: