Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UMA VISITA AO CENTRO BELGA DE BANDA DESENHADA (BRUXELAS)


O Centro Belga de Banda Desenhada é um lugar de visita obrigatória a quem se desloque a Bruxelas.
Instalado numa antiga fábrica, um edifício ao estilo Arte Nova da autoria de Victor Horta, esse museu reúne várias exposições temáticas, umas permanentes,outras rotativas e outras

Um espaço permanente mostra a evolução dos principais heróis da BD criados à volta, entre outras,  das revistas “Tintin” e “Spirou”, esta última ainda em publicação.
O espaço Saint-Roche divulga rotativamente 200, das 7mil pranchas originais existente em arquivo nesse centro.
Para quem, como eu, cresceu nos anos 60 e 70 à volta da leitura da BD franco-belga, é sempre emocionante encontrar as pranchas originais de aventuras lidas há muitos anos.
Existe ainda uma secção dedicada às várias fases de produção de uma BD, desde o esboço original, entre eles um esboço, amarrotado, para a criação dos Schtroumpfs ( e não Smurfs, como agora se diz…), e a publicação final.
Na semana em que lá estivemos  estava uma exposição temporária dedicada à paixão de Bob De Moore pelos descobrimentso e outra às  fotografias de Daniel Fouss que, entre 1989, ano da fundação do Centro,  e 2009, acompanhou vários dos momentos da vida daquele espaço.

De destacar a recordação de Carlos Roque, o único português representado neste Centro, por ter trabalhado muitos anos para as principais publicações belgas.
Aconselhamos ainda uma visita à loja do centro e à sua livraria, recheada por milhares de álbuns de BD.
Aí descobri um curioso e volumoso livro onde estão catalogadas todas as edições em álbum de BD, desde o inicio, e o seu valor para coleccionadores, do género daqueles catálogos que por cá existem para os selos e as moedas.
Aliás, toda a cidade de Bruxelas “respira” banda desenhada, desde os gigantescos murais nas fachadas de alguns prédios, que reproduzem e recordam alguns dos mais famosos heróis de BD, às lojas imensas, exclusivamente dedicadas à 9ª arte, até aos alfarrabistas e lojas de coleccionismo onde a BD ocupa um espaço de destaque.
Agora convido-vos a uma “visita” ao Centro belga de Banda Desenhada:






























1 comentário:

Nuno Amado disse...

É sempre um prazer ver mais um blog a falar sobre BD!

Esse foi um espaço que eu nunca visitei, infelizmente. Estive este ano em Angôleme pela primeira vez, foi de ficar de boca aberta, ou queixo caído (como preferirem...) ao ver como aquela gente vive a BD!
Impressionante!
Já o linkei no meu blog "Leituras de BD".

Abraço