Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Freitas do Amaral – um Senador da Democracia



Com a morte de Freitas do Amaral desaparece a última figura de referência na construção da democracia portuguesa, o último dos seus quatro pilares (os outros três foram Sá Carneiro, Álvaro Cunhal e Mário Soares).

Morre também um dos últimos políticos que souberam cultivar o humanismo e a coerência  de princípios.

Era um verdadeiro liberal, que não confundiu liberalismo com neoliberalismo.

Era um democrata cristão que sempre se manteve coerente na defesa da componente social dessa ideologia que ajudou a construir a Europa Social que hoje muitos tentam destruir.

Revelou, no fundo, que a verdadeira ideologia democrata-cristã tem uma forte componente social, que não se confunde com a “caridadezinha”.

Para ele, ser democrata-cristão era combater a pobreza, as desigualdades e as injustiças sociais.

Por isso, por coerência, afastou-se do seu próprio partido e aproximou-se do centro-esquerda.

Há que não esquecer também o seu importante papel no plano internacional, não só nos Negócios Estrangeiros, mas também no importante papel que desempenhou como Presidente da Assembleia Geral da ONU, o primeiro papel importante desempenhado por um português naquela instituição, e que contribuiu para afirmação do regime democrático português no seio da comunidade internacional.

Registe-se também as suas posições firmes de condenação da Guerra do Iraque ou, mais recentemente, a sua preocupação com o rumo político do Brasil.

Freitas do Amaral era igualmente um grande professor de Direito, com obra de referência publicada e um “historiador amador”, com inclinação para a ficção histórica, procurando perceber através dela identidade portuguesa (é excelente a sua biografia de Afonso Henriques).

Era, além disso, um adversário leal, respeitável e respeitador par quem não partilhasse das suas ideias política.

Hoje vão correr por aí muitas lágrimas de crocodilo, a quem Feitas do Amaral responderia com o seu sorriso afável e maroto.

Sem ele, ficámos todos mais pobres.

1 comentário:

André Duarte Baptista disse...

Parabéns pelo excelente texto