Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sacanas Sem Lei - 2

A NOTÍCIA JÁ NÃO É NOVA, MAS VAI FAZENDO O SEU CAMINHO
Segundo o Diário Económico:

“CIP defende alguns cortes salariais no sector privado
Rita Paz
01/10/10 12:55

"O quadro salarial neste ambiente tem de ser muito moderado e por isso a generalidade das empresas privadas não está em condições de fazer aumentos ou grandes aumentos", disse António Saraiva à Antena 1.
O Presidente da CIP diz mesmo que "nalguns sectores de actividade expostos à concorrência internacional, deveriam produzir-se alguns cortes salariais".
À TSF, o responsável manifestou concordar com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, quando este afirmou que dificilmente se justificará um aumento de salários no sector privado tendo em conta o que está a ser feito no sector público.
Já ontem, em comunicado conjunto, a CIP, a AEP e a AIP classificaram de "positivas" as medidas que visam cortar a despesa pública, mas criticaram a intenção de cortar nos benefícios fiscais por considerarem que isso vai prejudicar a competitividade das empresas”.

Desculpem lá a pergunta. Mas a descida dos ordenados, decidida para a Função Pública, e com a qual não concordo (mas isso é outra história) não visa reduzir o deficit público do Estado? O que é que isso tem a haver com os ordenados dos trabalhadores do privado?
E já agora, os patrões (empresários é outra coisa) acham que se deve continuara a apostar no modelo da mão-de-obra barata para se ser “competitivo" lá fora?
De facto, a nossa classe empresarial (?), ou antes, aqueles que falam em nome dela, não passa de um bando de oportunistas que quer generalizar a austeridade à boleia das medidas de Sócrates, na esperança saloia de aumentar os seus lucros.
Infelizmente em Portugal temos poucos empresários e muitos patrões, para quem o ideal era o tempo da escravatura…

Sem comentários: