Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de janeiro de 2009

Tintin faz...80 anos


Tintin faz hoje 80 anos.
A sua primeira aventura surgiu nas páginas do jornal belga ultra-conservador Vingtième Siéce, no dia 10 de Janeiro de 1929.
Tintin era um jovem jornalista que partia para União Soviética (Tintin no País dos Soviets) à procura da verdade sobre a jovem revolução bolchevique.
A história era um pretexto para um ataque ultra-reaccionário àquela revolução, de tal modo que o próprio Hergé se recusou, em vida, a voltar a editar essa primeira aventura de Tintin. Infelizmente a história acabou por dar razão às críticas que aquela aventura fazia à revoução soviética. De facto, por volta de 1929 era já o stalinismo que iniciava o processo de perversão assassina que minaria as boas intenções iniciais da revolução.
Com o tempo Hergé foi aperfeiçoando as aventuras da sua personagem, quer do ponto de vista estético, quer no conteúdo.
Contudo, para mim, a melhor aventura de Tintin é aquela onde existe menos aventura e acção. Refiro-me às “Jóias de Castafiore”.
O endereço do site oficial do TinTin é o seguinte: http://www.tintin.be/
Para o Tintin, os desejos de um feliz aniversário em companhia dos seus. E conte muitos…

1 comentário:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Sem este herói, a nossa formação e sentido de humor, a nossa visão do mundo,teriam sido radicalmente diferentes. Falo por mim. Estes "bonecos" coloriram muitos dias cinzentos da minha vida...

Obrigado por teres recordado o aniversário!