Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de maio de 2015

BENFICA - A FESTA ESTRAGADA PELAS CLAQUES E PELA ACTUAÇÂO DESASTRADA DA POLÍCIA

Sendo benfiquista, envergonha-me a actuação das claques, deste e doutros clubes.

As claques de futebol são hoje integradas, maioritariamente, por energúmenos, marginais e arruaceiros.

São eles que dominam o ambiente antes, durante e depois dos desafios, afastando dos estádios e daquilo que devia ser uma festa, as famílias, os adeptos sinceros e as pessoas que gostam de assistir a um bom espectáculo desportivo.

Acompanhar uma equipa que se desloca a um campo adversário devia servir de pretexto para que os seus adeptos usufruíssem da estadia e do relacionamento com gentes diferentes, de cidades e vilas diferentes, aproveitando essas deslocações para usufruir da cultura, do património, da paisagem, da gastronomia dos locais a onde se deslocam.

Ver a chegada das claques a um estádio de futebol é um momento confrangedor e vergonhoso , uma miséria e com o qual não devia haver contemplações de qualquer espécie.

Infelizmente esses vândalos continuam a beneficiar do apoio das direcções dos clubes, da compreensão e da publicidade de muito jornalismo de sarjeta e do silêncio cúmplice da classe politica e das autoridades.

O que se passou ontem, primeiro em Guimarães, durante o próprio jogo (as claques do Benfica, numa atitude que revela toda a estupidez dessa gente, resolveu lançar archotes para o estádio, a pouco minutos do fim, atitude que podia ter alterado o resultado do jogo ao dar de bandeja mais seis minutos de jogo suplementar), e a forma vergonhosa como acabaram com a festa em Lisboa, deviam fazer as nossas autoridades reflectirem sobre o destino a dar a esses bandos de arruaceiros.

Infelizmente também vimos, por parte da polícia, um modo de actuação condenável e pouco ponderado, levando tudo a eito, não sabendo separar o trigo do joio.

As imagens que foram divulgadas do que aconteceu em Guimarães, onde vemos um adepto do Benfica a ser violentamente agredido em frente de uma criança, aparentemente apenas porque terá dirigido palavras menos felizes a um agente, têm de ser bem esclarecidas e, em  último caso, devem levar a um pedido de desculpa dos responsáveis políticos pela polícia.

É pena que a festa tenha acabado assim.

Apesar de tudo...Viva o Benfica!!!








(fotografias maioritariamente originárias do Expresso on-line)

  ...E que as imagens em baixo não se voltem a repetir!!:











Sem comentários: