Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Preocupante Actualidade de Tempos modernos (1936) de Charlie Chaplin

Tive recentemente a oportunidade de rever a exibição integral do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin e confesso que fiquei preocupado…

Já tinha visto este filme ou partes dele em muitas outras ocasiões. Na altura vi sempre o filme como uma obra genial, um marco incontornável da história do cinema, que retractava uma época que, acreditava eu, já era passado.

Era para mim um filme histórico, um bom documento para passar em aulas de história para abordar a industrialização, a mecanização, a falta de direitos laborais e a miséria provocada pelas crises financeiras, principalmente pela de 1929…tudo “realidades do passado”.

Surpreendentemente, ao revê-lo por estes dias, senti-me a ver, com algumas nuances, uma espécie de documentário sobre a realidade actual!!!

Aí estão a falta de respeito por quem trabalha, a exploração mais desenfreada, a pobreza associada à insegurança do trabalho, as “forças da ordem” a defenderem sempre os mesmos, o homem dominado pela tecnologia que, em vez de o libertar, o oprime cada vez mais…

Ao ver este filme apercebi-me melhor do grande retrocesso social e civilizacional a que estamos assistir nestes nossos tempos, conduzido por banqueiros, economistas, políticos, FMI, Comissão Europeia, BCE, OCDE, e especuladores o organizações semi-secretas de tipo mafioso de todo o tipo.

É preocupante quando um filme como os “Tempos Modernos”, realizado em 1936, ganha tanta actualidade…

Aconselho-vos todos a revê-lo (podem ver em baixo a versão completa e legendada do filme).

…e esperamos que a imagem final de esperança na humanidade que o filme revela se volte a repetir desta vez!?

1 comentário:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Fantástico! Já não me lembrava de muitas coisas no filme. As tuas considerações são muito pertinentes.
Abraço