Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Recordar os "Jafumega"

O falecimento de Eugénio Barreiros, um dos três irmãos Barreiros, leva-nos a recordar um dos grupos mais marcantes da minha geração, os  Jafumega, por ele fundado em 1980.

Os irmãos Barreiros (Eugénio, Pedro e Mário) iniciaram-se no mundo da musica quando, ainda no início da adolescência, fundaram o grupo Mini Pop, aquilo que hoje se designaria por uma Boy Band, que obteve algum êxito no início da década de 1970, tendo participado no festival RTP da Canção de 1973.

Mas foi com a formação do grupo Jafumega que marcaram a história do pop-rock português.

Lançando o seu primeiro álbum, cantado em inglês, em 1980, foi com o seu segundo trabalho, o homónimo "Jafumega", editado em 1982, e depois de se converteram a cantar na língua materna num single editado em 1980, com o famoso tema "Ribeira", que se tornaram conhecidos, muito graças ao excelente lote de músicos que se juntaram a eles, como José Nogueira, Álvaro Marques, Carlos Veléz, sem se esquecer a voz emblemática de Luís Portugal .

Entre os temas desse álbum, existem alguns que a gente da minha geração pasa a vida a trautear, como "Kasbah", "Latin'America" ou "Nó Cego", onde se revelaram as qualidades de letrista de Carlos Tê, responsável pelo êxito, no mesmo período, de Rui Veloso.

Aqui vos deixamos com alguns desses temas : 








Sem comentários: