Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

5 Fotógrafos no 11 de Setembro


Foram muitas as imagens captadas por milhares de fotógrafos, amadores e profissionais, nesse fatídico dia.
 
Foi talvez o primeiro grande acontecimento globalizado pelas redes socias e algumas imagens vão-nos acompanhar para toda a vida.
 
Quando se aproxima mais um infeliz aniversário sobre essa tragédia e esse acto ignóbil que iniciou um período negro para a humanidade, e do qual ainda não saímos, aqui deixamos, em homenagem aos que sofreram directamente, e continuam a sofrer as consequências desse dia infeliz para a humanidade,  uma selecção de algumas das imagens desses dias, da autoria de grandes fotógrafos que, por via do acaso ou por razões profissionais, acompanharam esse evento e os dias seguintes.
 
Escolhemos as imagens captadas por Susan Meiseles , Larry Towell, Joel Meyerowitz,Alex Webb e Steve McCurry, mas podíamos ter escolhido as imagens de outros grandes fotógrafos que podem também ser vistas no site da "American Photo", publicado em 8 de Setembro de 2011, aqui: 9.11.01: The Photographers' Stories, Pt. 1—"Get Down Here. Now." | American Photo(clicar para ver).
 
Susan Meiseles nasceu em 1948, colaborou em vários jornais e revistas, foi várias vezes premiada e pertence à Magnum e fotografou deste maneira esse acontecimento e os dias seguintes de NY:
 
 



















Larry Towell é canadiano de nascimento (n. 1953)  também pertence à Magnum, foi várias vezes premiado e, além de fotógrafo, é poeta e recolhe história oral no seu país,  e estava em NY no 11 de Setembro:
 

















Joel Meyerowitz nasceu em Nova Iorque, no Bronx, em 1938, é considerado um dos grandes fotógrafos de rua, grande conhecedor da sua cidade natal e foi o único fotógrafo autorizado a fotografar o "Ground Zero" logo nos momentos seguintes ao colapso das Torres Gémeas, obtendo algumas das imagens mais marcantes e terríveis do acontecimento:
 
 

















Alex Webb é outro fotógrafo da Magnum, fotógrafo de rua, nascido em 1952 e fotografou as pessoas nas ruas de  NY  nos dias seguintes:






 
 Finalmente, o mais conhecido destes cinco fotógrafos, Steve McCurry, fotógrafo da Magnum, nascido na Pensilvânia em 1950 e que vivia então em NY, a cuja casa tinha regressado poucos dias antes, depois de mais uma deambulação por países asiáticos (ele é o autor da fotografia de uma jovem afegã que se tornou um ícone da guerra que grassa naquela país) e começou a fotografar a partir do páteo da sua casa, de onde se avistavam as torres, continuando depois a fotografar na cidade:
 
 
 
 


















 
 

Sem comentários: