Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de julho de 2013

O Erro Humano foi a única causa?: PORQUE HA DESCARRILADO EL TREN ? AQUÍ OS LO DICEN

A forma como se tem noticiado a situação do grave acidente na Galiza é bem o retrato do que se passa na comunicação social europeia.
Aliada do poder político e financeiro engolem tudo o estes poderes impingem.
Apressadamente vieream acusar o maquinista pela tragédia, procuraram logo analisar o carácter do maquinista para que tudo encaixasse. Até chegaram ao ridículo de divulgar uma imagem do seu facebook onde se via o conta quilômetros a 200 à hora, uma fotografia que o mesmo maquinista tinha alegadamente tirado da cabine do comboio, com se esta não fosse a velocidade normal do comboio.
O que não é normal é que a linha de alta velocidade acabe abruptamente à entrada da estação de Santiago, obrigando a uma drástica redução de velocidade.
O que não é normal é que a condução de um comboio daqueles dependa apenas no maquinista e os sistemas de travagem não tenham aparentemente funcionado...e se o maquinista adoecer repentinamente?...e se o maquinista se distrair por breves momentos?...estamos todos dependente do erro humano?...este tipo de comboios inclui tecnologia que permite travar o comboio em caso de excesso de velocidade...Porque é que nada funcionou desta vez?.
Talvez os negócios da companhia responsável por este comboio com o Brasil e países árabes possa explicar a pressa com que vieram acusar o maquinista...
Será que ainda há jornalistas a sério na Europa, capazes de fazer as perguntas sérias?...veremos nos próximos episódioa.

Sem comentários: