Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de outubro de 2022

O que me ensinou o Dr. Adriano Moreira

                               

                                                         (foto revista Sábado)

Aprendi a respeitar e tolerar “adversários” com o meu pai, mas foi ao cruzar-me, ao longo de um dia inteiro, com  o Dr. Adriano Moreira que aprendi, definitivamente, a praticar o respeito e a tolerância pelos que pensam politicamente diferente de mim.

Foi a altura certa aquela em que me cruzei como “Senador”, jovem como eu era, ainda imbuído de certezas e da “superioridade moral” das minhas convicções.

Nesse diz desfiz preconceitos, sem abdicar das minhas ideias, e tive o privilégio a assistir àquela que foi, talvez , a única aula de que me lembro daquele curso, uma aula sobre estratégia atlantista.

Adriano Moreira é daquelas figuras que sempre souberam estar à frente do seu tempo e nos ajudaram a construir uma democracia tolerante e nos convidam a cultivar todos os dias a procura da compreensão do mundo à nossa volta.

Faz falta a sua maneira sábia e abrangente de conhecer a realidade histórica que nos rodeia, alargando o horizonte para além do que o nosso “nariz” alcança.

Numa época dominada por fake news, imeditismos, parcialismo, propaganda, intolerância, pensamento único, a sua visão abrangente e sábia, se já era rara, torna-se agora uma perda irreparável.

Que descanse em paz.

Sem comentários: