Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Sobre o absurdo da Guerra, com base numa "conversa com Padura"

A RTP 2 passou ontem uma entrevista como o escritos cubano Leonardo Padura, que pode ser vista aqui : Conversando com Padura

Padura, só por si, pela sua visão do mundo, pela sua coragem, pela sua lucidez e pela sua humildade, merece uma leitura atenta da sua obra, que é abordada nesta interessante "conversa".

Aqui recordo uma passagem dessa entrevista, quando ele falava no absurdo da guerra e sobre a falta de humanidade a ela associada, contando uma história, que ele citou de outro escritor cubano, e que é uma matáfora destes tempos de peopaganda belicista potenciada pela absurada guerra iniciada por Putin, mas aproveitada por muitos outros.

E a história que Padura contava, e que eu reconto à minha maneira, numa daptação livre, era a seguinte:

Existiam duas tribos que passavam a vida em guerra, matando-se uns aos outros ao longo de gerações, provávelmente já nem sabendo a origem dessa guerra.

Certo dia um canibal chegou ao território dessas tribos e, observando a mortandade provocada pela guerra entre elas, acercou-se do líder de uma das tribos e perguntou-lhe: "na vossa guerra vocês matam todos os adversários que podem?". "Claro, é essa a finalidade da guerra, matar o maior número de membros da outra tribo". E o canibal perguntou : " e, no fim, vocês comem os adversários que matam?", ao que o lider tribal, com ar espantado, respondeu "claro que não! que nojo!".

Então o canibal, ainda mais espantado e admirado exclamou " Então, se não os comem... porque é que fazem guerra para os matar?"

Uma terrifica reflexão sobre o absurdo da guerra e da estupidez humana. O Home é o único ser que não mata para comer, mas apenas por prazer e poder.

Sem comentários: