Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Waterboys, ontem em Lisboa

Os Waterboys deram ontem um grande concerto no Campo Pequeno, em Lisboa.

Apesar de  prejudicado pelo som, os Waterboys mostraram que ainda conseguem surpreender, recriando os velhos temas de sempre e apresentando o seu novo álbum, editado no principio deste ano, muito mais marcado pelo rock and roll e pelo Blues, apoiado numa nova banda com músicos de Nashville e num coro de duas vocalistas surpreendentes, de origem irlandesa.

Da formação inicial, sempre liderada pelo escocês Mike Scott. mantém-se o sempre surpreendente violinista e teclista Steve Wickman.

Os Waterboys foram fundadas no inicio da década de 80, liderados por Scott, editando o seu primeiro álbum em 1982, quando já estavam sediados em Londres.

Os Waterboys do inicio foram muito marcados pelo som celta e pelo folk irlandês. 

O nome da banda teve origem numa verso se uma canção do album "Berlim" de Lou Read (album que esteve na origem de uma das ultimas actuações de Lou Read em Lisboa, exactamente no mesmo Campo Pequeno).

Marcada por êxitos como This is the sea, The Whole of the Monn (1985) ou Fisherman´s Blues (1988), a banda dissolveu-se no final dessa década.

Scott foi viver para Nova Iorque, envolvendo-se na cena do blue e dpo rock and roll, trocando a guitarra acústica pela guitarra eléctrica e ensaiando uma percurso a solo, tendo como apoio músicos norte-americanos.

Tendo voltado para a Escócia natal em 1994, voltou a reunir os Waterboys para uma actuação no Festival de Glastonburry de 2000, não voltando a abandonar a banda, agora agregando novos músicos,os ja referidos originários de Nashville e da Irlanda, e com o regressado   Steve Wickman.

Aqui ficam alguns momentos do concerto de ontem no Campo Pequeno:



(videos do Youtube, da autoria de André Santos, o primeiro, e  Pedro Dias, os seguintes)


Sem comentários: