Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Eleições 2019 – As escolhas que estão em jogo ( e a minha escolha)


(quadro com as palavras que mais se destacam no programa dos partidos que concorrem às eleições de  6 de Outubro, elaborado pelo site comunidadedeculturaearte).

Ninguém se pode queixar da falta de alternativas.

Existem partidos para todas as tendências e gostos, partidos de causas, partidos desde a extrema esquerda à extrema direita , com maior peso nos situados entre o centro direita e o centro esquerda.

Também só quem anda mesmo a leste de tudo se pode queixar de falta de esclarecimento. Os programas de quase todos os partidos estão aí disponíveis para consulta na net e os debates televisivos correram bem, foram bem orientados e esclarecedores.

Já a campanha em si mostrou-se igual ao costume, essa sim pouco esclarecedora, com os candidatos e explorarem “casos” ao sabor das sondagens.

Apesar de tudo, não existe desculpa para a abstenção, a não ser para os defensores de ditaduras, os salazaristas empedernidos, os anarquistas puros, os estalinistas rabugentos, ou quem esteja mesmo muito doente.

O voto nulo não conta para nada, nele misturam-se os ignorantes, que ainda não sabem como usar um boletim de voto, os raivosos militantes e alguns poucos engraçadinhos.

O voto em branco tem um significado mais importante, e é o único não expresso que devia valer alguma coisa, já que manifesta de forma firme um desagrado ou descontentamento com o actual sistema de partidos, mas respeitando a democracia.

Tirando isso, vamos ao que interessa.

À Direita os partidos que contam e interessam analisar são o Chega, a Iniciativa Liberal, o Aliança, o CDS e o PSD (o resto é paisagem).

O Chega é uma tentativa atabalhoada de aproveitar a onda populista e xenófoba que grassa por essa Europa fora, para além de se aproveitar da figura pública do seu líder. De resto não tem nada de novo para oferecer, a não ser a retórica racista, intolerante e populista de sempre e, esperamos, não deve conseguir eleger ninguém. O populismo de extrema-direita felizmente ainda não está maduro em Portugal…mas pode haver uma surpresa amarga, se esse partido eleger um deputado, o que seria um sério aviso à democracia.

O Aliança afirma-se à direita, uma direita europeísta e democrática, com um programa que vai do neoliberalismo à social-democracia, procurando agrupar à sua volta os eleitores do PSD mais à direita, os herdeiros do “passos-coelhismo” de má memória. De resto vive do carisma do seu líder, facto que pode pesar mais na eleição de um ou mais deputados  para as legislativas. Nada de mal, e seria uma lufada de ar fresco à direita.

A Iniciativa Liberal é o primeiro partido a assumir, sem vergonha, um programa neoliberal, procurando igualmente navegar no eleitorado “passos-coelhista” descontente com o PSD, não se distinguindo muito da Aliança, o seu principal concorrente na conquista de eleitores nestas eleições. Para mim o neoliberalismo é mais perigoso, para o bem estar generalizado dos cidadãos, do que a extrema-direita populista, sem grande crédito por estes lados. Vai disputar a conquista de um deputado com a Aliança. O que um ganhar, o outro perde, ou vice-versa.

O CDS é um partido da Direita bem comportada, o único partido “institucional” que fez uma oposição coerente de direita à geringonça e que pode continuar a funcionar como travão à extrema-direita e ao populismo de direita. A sua situação  pode revelar-se dramática se voltar a ser o “partido do Táxi” ou se estiver a disputar a sua posição, não com o BE ou o PCP, como pretendia, mas com o PAN.

O PSD apresenta-se fragilizado nas eleições pelo peso da memória “passos-coelhista” e do “ir além da Troika”. Enquanto os eleitores do centro, da classe média, alguns do centro-esquerda, que lhe davam as vitórias e as maiorias, se lembrar desses tempos, tudo vai correr mal a esse partido histórico e essencial para a democracia. Mesmo sendo Rui Rio um dos líderes mais ao centro da sua história e um crítico dos excessos antissociais do “passos-coelhismo”, isso não parece ser suficiente para recuperar a sua importância política. Rui Rio tem de enfrentar, de um lado aqueles eleitores históricos que abandonaram o partido, dividindo o seu voto entre  o PS e a Aliança, e aqueles outros com saudades de Passos Coelho e do Inferno por ele anunciado e praticado, que vão  dividir o seu voto entre o CDS, a Aliança, a Iniciativa Liberal ou a abstenção.

Se a direita, no seu todo, partiu para essas eleições como a grande derrotada, o caso Tancos, a possibilidade de uma maioria absoluta do PS e o regresso do fantasma de Sócrates podem mobilizar esses eleitores e evitar a anunciada derrocada.

O pior de tudo, para a direita, era baixar a sua representação parlamentar para menos de 1/3 e que o seu principal partido ficasse próximo ou abaixo dos 22%.

Pela nossa parte, esperamos que a direita democrática, isto é, o CDS, o PSD e, eventualmente, a Aliança, mantenham alguma importância no Parlamento pois, caso contrário, estamos sujeitos ao regresso do sinistro neoliberalismo de Passos Coelho, abrindo-se também espaço para o crescimento do populismo de extrema-direita.

À Esquerda, os partidos que contam são o PS, o PCP, o BE, o Livre e (vamos coloca-lo aqui) o PAN.

O PS é o vencedor pré anunciado destas eleições, embora o caso Tancos venha abalar alguma coisa. Havia há uma semana a possibilidade de obter a maioria absoluta, pretensão não anunciada mas desejada no seu seio ( e no seio de alguma direita e dos comentadores neoliberais que viam nisso a possibilidade desse partido se livrar da influência à sua esquerda).

Uma maioria absoluta do PS seria o regresso aos métodos arrogantes do socratismo, ao PS dos “negócios” e das “negociatas”, com os custos do costume.

Claro que não existe governo à esquerda sem o PS, com afirmou Manuel Alegre, mas o PS só governa à esquerda quando depende do apoio dos partidos à esquerda.

O PCP luta nestas eleições por manter a influência que teve nestes últimos quatro anos. É o único partido que, de forma coerente e combativa, tem defendido os mais desfavorecidos e os direitos de quem trabalha, mas não vai muito longe se mantiver a retórica e a linguagem de “pau” , pouco atractiva e pouco inovadora, continuando a sonhar com os amanhãs que cantam e sem se desmarcar do desastre do “socialismo real”. Continuará a ser um voto de protesto, mas pouco convicto, o que dificulta a sua afirmação junto do eleitorado mais jovem, necessário à sua renovação. Apesar de tudo é um partido essencial à democracia. Seria uma tragédia para aqueles que ele defende que este partido se transformasse, não tanto no partido do Táxi, mas no partido da carrinha de 10 lugares…

O Bloco de Esquerda pode sair destas eleições como o grande vencedor da noite. Basta-lhe ultrapassar os dois digito, ser o terceiro mais votado e tornar-se essencial à governação do PS.
O seu discurso mais moderado, o facto de ter na sua liderança uma figura forte e afirmativa como Catarina Martins, podem atrair muitos eleitores da esquerda que não querem uma maioria absoluta do PS. Mas este pode ser um dos perigos para o futuro do partido, tornar-se uma espécie de “ala esquerda” do PS.

O Livre é talvez o que de mais inovador e interessante apareceu à esquerda, mas votar nele pode ser um risco de um voto perdido, caso, mais uma vez, falhe o seu objectivo de eleger, pelo menos, um deputado, possibilidade que existe no círculo de Lisboa, mas pouco seguro.
A sua presença no parlamento seria uma lufada de ar fresco no sector de esquerda do hemiciclo.

Deixámos para o fim o PAN, a grande novidade da última legislatura. Não se definindo nem à esquerda nem à direita, contribui para aumentar a ambiguidade do seu posicionamento. Para nós a defesa consequente e coerente do ambiente, bandeira usada da direita à esquerda, só pode ter resultado com politicas à esquerda, já que só se pode defender a Natureza e o ambiente do perigos que estão aí à porta combatendo o capitalismo, nomeadamente o interesse das grandes empresas, os interesses financeiros e as teorias neoliberais e especulativas,   com medidas que reforcem o cooperativismo sobre o hedonismo. E isto é... de “esquerda”.
O PAN poderá ser um dos vencedores da noite. Negativo seria que esse partido se tornasse a muleta do PS, como forma de este prescindir do BE e do PCP.

Pela minha parte, espero que o PS ganhe, mas sem maioria absoluta, que tenha de negociar com a sua esquerda, BE e PCP, que o PCP não perca influência, que o BE e o PCP fiquem à frente do CDS, que o PAN aumente a sua representação, que o LIVRE consiga pelo menos um deputado, que a direita, no seu conjunto, não tenha maioria absoluta, mas sem descalabro do PSD, que a Aliança possa ter pelo menos um representante.

Pelo contrário, espero que o PSD e o CDS não consigam formar maioria, que o CDS não ultrapasse nem o PCP nem o BE, que a Iniciativa Liberal e o Chega não consigam chegar ao parlamento.

Pessoalmente, vou tentar contribuir para uma vitória da esquerda, mas sem maioria absoluta do PS e por isso, tendo de decidir entre o BE e o PCP….apesar de tudo irei vota PCP.

Sem comentários: