Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de julho de 2019

A “Casa do Horrores” – O Prédio Coutinho em Viana do Castelo.



O Prédio Coutinho é daqueles horrores que nunca devia ter acontecido em Portugal.

Infelizmente o Algarve e as grandes cidades de Portugal estão cheias de  horrores parecidos, mas a o Prédio Coutinho, em Viana do Castelo, destaca-se, pela sua localização e pela sua excepção naquela bela localidade.

O processo de demolição daquele crime urbanístico arrasta-se nos tribunais há pelo menos duas décadas, revelador do mau funcionamento dos nossos tribunais, e da ambiguidade das leis construídas por escritórios de advogados pagos a peso de ouro pelos contribuintes para gerarem tal tipo de leis.

Seria importante penalizar quem autorizou a construção daquele horror, que devia ser quem estava no banco dos réus  e quem devia pagar o realojamento dos moradores.

 Entre enganados, incautos e alguns, poucos, oportunistas, que procuram tirar proveito da situação, a vitimização mediática dos 9 “resistentes” só serve para desviar a atenção da verdadeira situação.

Ontem fiquei esclarecido sobre de que lado está a razão, quando ouvi que esses 9 moradores não querem sair daquele edifício horroroso porque acham que a indemnização de 200 mil euros (DUZENTOS MIL EUROS) ou, em alternativa, receberem outra moradia na cidade de Viana do Castelo, não lhes chega, porque, “está abaixo do preço do mercado”.

Pois dei-me ao trabalho de investigar e, no Distrito de Viana do Castelo, no site Imovirtual, encontrei mais de cinquenta páginas, muito mais de 500 habitações, a preço inferior aos tais 200 mil euros, a média a rondar os 100 mil euros , grande parte T3 e no centro da cidade, mas é possível encontrar vários T4 e T5 abaixo daquele preço.

Convém recordar que quase outras 300 famílias aceitaram a indemnização ou a saída para outra casa, o que demonstra que estamos perante um caso de teimosia oportunista que está a lesar o bem público.

E, já agora, gostava que me explicassem o propósito das bandeiras de Venezuela!!??

Espero que acabem de vez com aquele horror, até porque teria um poder persuasivo para outras construções do mesmo género.

Sem comentários: