Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de março de 2016

Morreu o maestro austriaco Nikolaus Harnoncourt


Morreu no passado sábado, aos 86 anos,  o maestro  austríaco Nokolaus Harnoncourt, um dos mais importantes chefes de orquestra da  actualidade.

O maestro austríaco tinha anunciado em dezembro a retirada profissional devido a problemas de saúde.

Segundo revelam as agências internacionais, Thomas Angyan, diretor da famosa sala de concertos Musikverein de Viena, da qual o maestro Harnoncourt era membro de honra, expressão a consternação do mundo da música.

"Uma era chegou ao fim", lamentou. "Nunca esperei que entre a sua retirada do mundo dos concertos e a sua morte houvesse um período tão curto", disse à APA. "Ele era o original do seu original (...) Devemos continuar o legado musical que nos deixa", adiantou.

Segundo a notícia publicada no Jornal de Notícias on-line,“O conde Nikolaus de la Fontaine und d'Harnoncourt-Unverzagt nasceu em Berlim em 1929, mas passou a sua infância na cidade austríaca de Graz, onde muito anos depois criou o festival Styriate, que se realiza anualmente.
“Foi violoncelista da Sinfónica de Viena e professor de Interpretação na Universidade Mozarteum de Salzburgo.

“O Concentus Musicus Wien, criado por Harnoncourt quando tocava violoncelo naquela orquestra, dedicou-se à interpretação de música barroca europeia em instrumentos de época e a partir de numerosos projetos de investigação, ajudando a revolucionar a interpretação desta música.

“Como maestro trabalhou com os principais solistas e orquestras europeias e o seu trabalho discográfico abarca óperas, oratórios e obras sinfónicas dos séculos XVIII e XIX”.

Em baixo reproduzimos uma sessão dedicada a jovens músicos dirigida por Harnoncourt:




Sem comentários: