Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

História - Jornal de Notícias : uma nova revista de História nas bancas

Saiu hoje para as bancas o primeiro número da revista "HISTÓRIA - Jornal de Notícias".

Trata-se de um projecto editorial que sai da redacção do "Jornal de Notícias" do Porto, de periodicidade trimestral.

É uma revista de divulgação sobre temas ligados à "História, à historiografia e ao património histórico, material ou imaterial", conforme se pode ler no seu estatuto editorial".

Não se considera uma publicação científica, mas que se pauta pelo rigor, que pretende fazer "jornalismo da História", partindo da redacção daquele jornal centenário, mas com "vida própria".

Para isso conta com um Conselho Editorial integrados por nomes de prestígio na investigação histórica, na àrea dos estudos sobre o património e na arqueologia, como Fernanda Rolo, Irene Pimentel, Germano Silva, Joel Cleto e Luis Miguel Duarte.

É um projecto editorial baseado no Porto e no Norte, que se junta assim ao "lisboeta" projecto da revista Visão, "Visão - História".

Neste seu primeiro número destaca-se um dossier sobre o período do "PREC" , acompanhado por fotografias do já de si histórico Alfredo Cunha, 

Mas também existem outros temas em destaque, como os Castros do Noroeste e a Conquista de Ceuta.

Este número inclui também uma interessante entrevista como historiador José Pacheco Pereira.

Apresenta ainda um variado lote de rubricas, como  notícias de actualidade, onde a história é o centro, uma reportagem sobre um museu, neste trimestre o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, a gastronomia na história, um  ensaio fotográfico, tendo o património histórico como tema, de Reinaldo Rodrigues, a história e o cosmos, de Miguel Gonçalves, o panorama editorial no campo da História e uma evocação a Marc Bloch, entre tantos outros temas de interesse.

Sendo parco o panorama editorial português de publicações periódicas dedicadas à História, esta publicação é bem vinda e uma lufada de ar fresco.

Sem comentários: