Pesquisar neste blogue

terça-feira, 18 de março de 2014

Portugal 1934, e outras edições fotográficas de Portugal consagradas internacionalmente

Acaba de ser editado o terceiro volume  da obra The Photobok: a History, a principal obra de referência mundial sobre a edição de livros de fotografia.

Uma das novidades deste terceiro volume, que tem como co-autor o consagrado fotógrafo da Magnum Martin Parr, é a inclusão de quatro fotolivros editadas em Portugal, que se juntam a uma outra que já fazia parte das edições anteriores daquela obra, “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”, de Victor Palla (1959).

As quatro novas obras editadas em Portugal agora referidas são: “Portugal 1934”, uma edição da Sociedade de Propaganda Nacional, “Bairros e Casas Económicas”, do Instituto Nacional do trabalho e da Previdência, de 1940, “Uma Certa Maneira de Cantar”, edições Avante, 1977; e “Thing Here Thing Still to Come”, edição de 2011 em inglês da autoria do fotógrafo português José Pedro Cortes. (ver AQUI, nas páginas do jornal Público, em artigo da autoria de Sérgio B. Gomes, notícia detalhada sobre este acontecimento).

O albúm “Portugal 1934” pode ser apreciado integralmente em baixo, numa sua edição digitalizada e acessível na internet, sendo considerada uma das mais bem conseguidas obras de propaganda política de todos os tempos (estávamos apenas no segundo ano do mandato de Salazar como presidente do conselho).


Luminous-Lint - Online exhibition - Portugal 1934: Photomontage as propaganda

Sem comentários: