Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A VIDA DOS SONS -Antena 1 -

187795_124682040932196_5096854_n 
Sempre gostei mais da rádio do que da televisão.
Cresci a ouvir rádio e sempre me cativou o mistério de não saber a quem pertencia "aquela voz" que se escutava.
Muitos acreditaram que a rádio iria conhecer uma fase de criatividade com a liberalização dos anos 80 do século passado. Foi assim no início, mas depressa os interesses publicitários e económicos destruiram o sonho de uma "nova rádio".
Hoje, a maior parte das rádios privadas estão transformadas em meros "gira-discos", repetindo-se umas às outras ou imitando o que de pior existe na rádio, a transbordar de publicidade, quase sem informação ou reportagens dignas desse nome.
Ao contrário do que muitos julgavam, foram as rádios estatais as únicas a evoluir para uma programação cuidada, uma informação de qualidade, a divulgação da boa musica e a realização de reportagens adequadas ao meio.
Foi assim, já há vários anos, depois de andar a ouvir rádios locais ou a TSF, que regressei à "velha" Antena 1 e hoje não passo um dia sem a ouvir várias vezes ao dia.
A sua programação leva-nos a recuperar o velho prazer de ouvir rádio e, entre a qualidade generalizada da sua programação, há um programa recente que se destaca: A VIDA DOS SONS.
Coordenado por Ana Aranha e Iolanda Ferreira, penso não estar a exagerar ao afirmar que este é um dos melhores programas de sempre realizados na rádio.
Conheci a Ana Aranha e não me surpreende que ela esteja ligada a este projecto. São de antologia as suas intervenções culturais na rádio nacional desde há vários anos.
A Ana Aranha foi minha aluna na escola da Freiria e, em mais de trinta anos de carreira como professor, nunca encontrei um aluno que escrevesse tão bem e de forma tão criativa como ela.
Em boa hora a Antena 1 a integrou nos seus quadros e as suas qualidades estão mais uma vez comprovadas neste programa.
Percorrendo os arquivos da rádio, que acompanham um século de história, recorrendo ainda à colaboração dos que o viveram ou estudaram, A VIDA DOS SONS é um espaço de audição obrigatrória para todos os que pretendem conhecer esse período.
É a prova de que a rádio tem futuro e nos pode continuar a surpreender.

A VIDA DOS SONS - Especiais Antena 1 - Multimédia RTP (clicar para aceder aos programa e arquivos)

Sem comentários: