Pesquisar neste blogue

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DETROIT EM RUÍNAS

“Detroit em ruínas” é o título da reportagem fotográfica da autoria dos fotógrafos Yves Marchand e Romain Meffre sobre a situação de abandono a que estão votados alguns dos mais emblemáticos edifícios daquela outrora próspera cidade norte-americana.

Chamada a capital da indústria automóvel, a decadência revelada nestas fotografias simboliza a própria decadência industrial, de uma indústria fortemente atingida pela concorrência asiática e pela crise financeira e energética dos últimos anos.

Detroit surge aqui como um cidade quase fantasma, nesta reportagem editada pelo jornal The Guardian, e da qual aqui reproduzimos estas belas, e ao mesmo tempo arrepiantes imagens:


 Ruinas da sala do “United Artists Theatre”, sala de cinema ao estilo neo-gótico, construída em 1928 e encerrada em 1974.

 Ruínas da Igreja Metodista do Leste de Detroit.

Igreja Presbiteriana da “Woodward Avenue”, construída em 1911 ao estilo neo-gótico.

 Biblioteca Pública do Leste de Detroit.


 “Farwell Building”.

Michigan Central Station.

Sala de dentista na “Broderick Tower”.

 Gabinete do posto de polícia em Highland Park.

Sala da aula de biologia da escola George W. Ferris.

 antiga biblioteca pública de St. Christopher House.

Sala do Lee Plaza Hotel, edifício de arte DECO inaugurado em 1929 e encerrado na década de 90 do século passado.

Michigan Theatre.

 vista da Avenida Woodward.

Sala de espectáculos da Vanity Ballroom, em arte DECO. Aqui actuaram vários músicos famosos , como Duke Ellington.

Casa “William Livingstone”, edifício neo-clássico da autoria de Albert Kahan, construído em 1893 e demolido logo após a fotografia ter sido tirada.

Interior da Michigan Central Station.

1 comentário:

priscila disse...

Olá, meu nome é Priscila e tenho 19 anos,achei essas fotos o máximo,claro que em relação a reportagem,porque a cidade esta,ou melhor já passou de um caos.Segundo um site que li,relatava que a industria automobilistica de Detroit está voltando a ganhar força,depois de tanto tempo em decadência,se isso for verdade,beleza!Porém as autoridades dos EUA deveriam investir era na infra estrutura da cidade antes de recomeçar a ganhar qualquer tipo de lucros para o país.Sem contar que esses monumentos são relíquias de épocas bem passadas para simplismente serem destruídas assim,ficanmdo a mercê do tempo e de vandâlos,sem terem alguém ou uma intituição que podesse realmente se responsabilizar por essas raridades....... ¨¨___¨