Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ANTES A SORTE QUE TAL MORTE....

"Dar Vida aos Mortos"…

É isso que tenho andado a “fazer” nos últimos tempos.

Não, não, não me converti ao sobrenatural.

Passo a explicar-me:

Todos os anos costumo preparar uma comunicação sobre Torres Vedras para apresentar nos encontros Turres Veteras, este ano dedicado ao tema da Doença na História.

Pela primeira vez, em cerca de dez anos, julgava que não tinha nada para explorar sobre esse tema.

Pensei, contudo, num assunto que já tinha abordado ao de leve, o da Pneumónica de 1918 e o seu impacto em Torres Vedras.

É isso que tenho andado a fazer no pouco tempo livre que me sobra: consultar os registos de óbitos da Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras, onde fui muito bem recebido pelos seus responsáveis e funcionários.

Desde logo me alertaram para o facto de os registos de óbitos de 1918 serem os maiores de toda a documentação aí existente.

Para 1918 existem 5 livros de registos.

Já consegui ver…o primeiro.

Só a título de curiosidade, este primeiro livro regista todos os óbitos dos seis primeiros meses do ano, o que dá bem a dimensão da tragédia que se abateu sobre o país e este concelho no final desse ano, pois os restantes quatro livros reportam-se ao segundo semestre.

Mas confesso que me custou um pouco a entrar na recolha de dados a partir desses livros.

É diferente lidar com a frieza das estatísticas de “encararmos” com “pessoas” concretas, devidamente identificadas.

Em cada nome adivinhamos um drama pessoal, muitas vezes uma história de vida que se adivinha pesada e complicada.

Ainda não cheguei ao período que me interessa, o da pneumónica, que atingiu a região com grande força em finais de Outubro e se prolongou pelo mês de Novembro de 1918, nem comecei a trabalhar estatisticamente esses dados, mas já dá para perceber algumas evidências sobre o modo como se morria nessa época, umas esperadas, outras nem tanto.

Confirma-se que todos morriam em casa, alguns na rua ou no campo, ou porque a morte vinha de repente ou porque “não tinham onde cair mortos”.

Apesar de se saber que existia uma alta taxa de mortalidade infantil, é impressionante quando a confirmamos nos registos. Ainda não fiz as contas, mas penso que não erro se disser que quase metade das mortes registadas são de menores de idade, muitos registados com dias, horas, ou mesmo minutos de vida, muitos como “nados-mortos” …muitos “nados mortos”! Entre estes alguns registados sem nome, porque não se conhecia pai ou mãe, o que prefigura o simples abandono dos recém-nascidos, adivinhando-se os muitos dramas pessoais por detrás desta situação.

É igualmente raro o registo de mortos de sexo masculino com mais de sessenta e cinco anos, o que revela alguma coisa sobre a baixa esperança de vida, em especial entre os homens.

A diferença entre a mortalidade masculina e a feminina a partir dessa idade é igualmente evidenciada pela forma diferente como dois Asilos, fundados na República, o Asilo Elias Garcia no antigo Convento do Barro, para homens, e o Asilo Latino Coelho, no Convento do Varatojo, para mulheres, contribuem para os registos de mortalidade, muito mais frequente no primeiro que no segundo caso.

Todas as mulheres registadas eram “domésticas”. Só algumas não o eram por serem mendigas ou indigentes, situação frequente quando se enviuvava.

Os homens, mesmo os raros casos dos que morriam com 80 ou 90 anos, morriam a trabalhar, ou então como asilados ou mendigos. Só registei até agora um reformado, um professor aposentado.

Este é o padrão quando as causas da mortalidade decorriam dentro da “normalidade” da época. Ainda não cheguei ao efeito da pneumónica, mas adivinho que rompeu com todo esse padrão.

Momentaneamente, ao abrir aquelas páginas, voltei a trazer “à vida” todos aqueles mortos de há quase cem anos…

Sem comentários: